Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Imbra pode ser obrigada a suspender serviços na Bahia

    Acusada de lesar consumidores baianos, a prestadora de serviços odontológicos Imbrapar Sul Partic Societ Salvador (Imbra) pode ser obrigada a suspender os serviços na Bahia. Isso é o que requer a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor Joseane Suzart, que ajuizou ação civil pública contra a empresa e solicitou deferimento de medida liminar que determine a suspensão das atividades da Imbra no estado, pois ela não está cumprindo totalmente com os contratos firmados já que não realiza os serviços odontológicos conforme prometido. Além disso, a empresa, através dos seus profissionais, impõe que os consumidores sejam submetidos a tratamentos desnecessários com o intuito de obter lucro indevido e dificulta o cancelamento dos contratos firmados ainda que o consumidor não utilize os serviços, explica a promotora de Justiça.

    De acordo com Joseane Suzart, a Imbra impõe que os consumidores, para terem acesso aos serviços, firmem um contrato de financiamento com o Banco Cacique S/A, também acionado. A prestadora de serviços odontológicos faz isso por meio de um instrumento de financiamento que apresenta anexo ao contrato de serviços, esclarece a promotora, acrescentando que a Imbra contratualmente possibilita o pagamento dos serviços prestados por diversos meios, mas, na prática, impõe o financiamento pelo Banco Cacique. Outro problema destacado pela promotora de Justiça na ação é que, segundo ela, quando o cliente tenta rescindir o contrato com o banco, encontra dificuldades porque ele obstaculariza o cancelamento do contrato alegando que isso não é possível porque os valores são antecipadamente destinados à Imbra. Há um flagrante conluio entre as demandadas, pois a Imbra impõe a contratação do financiamento e o Banco Cacique repassa os valores mesmo ciente de que o contrato de prestação de serviços não será cumprido, alerta a representante do MP.

    Na ação, a promotora de Defesa do Consumidor destaca ainda que consumidores denunciaram ao MP a falta de capacidade técnica dos profissionais contratados pela Imbrapar Sul Partic Societ Salvador. De acordo com Suzart, um dentista que já desenvolveu atividades na Imbra confirmou que a empresa contrata dentistas recém-formados e os treina para convencerem os pacientes a aceitarem o tratamento por eles indicado. Outra conduta irregular perpetrada pela Imbra é a de negar o fornecimento de nota fiscal relativa aos serviços executados aos consumidores, lembra a promotora, salientando que os consumidores têm o direito de acesso aos documentos fiscais comprovadores do pagamento efetivado pelos serviços contratados. Para pôr fim às irregularidades, a representante do MP solicita ainda que a Justiça obrigue a Imbra a não realizar publicidade e nem propaganda sobre a disponibilização dos serviços já que não estão sendo concretizados em conformidade com os ditames legais; a efetivar e finalizar, de forma adequada e eficiente, os serviços odontológicos já contratados pelos consumidores que objetivem dar continuidade à relação contratual; a restituir, em dobro, os valores pagos pelos consumidores cujos contratos não foram devidamente cumpridos e que não objetivem dar continuidade ao liame contratual, entre outros. A promotora requer também que o Banco Cacique seja obrigado a não atrelar a concessão de financiamento à contratação de qualquer outro produto ou serviço disponibilizado pela própria instituição financeira ou pela Imbra; e a rescindir os contratos de financiamento firmados com os consumidores, obrigatoriamente, ao aderirem ao contrato disponibilizado pela Imbrapar Sul Partic Societ Salvador.

    • Publicações4287
    • Seguidores53
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imbra-pode-ser-obrigada-a-suspender-servicos-na-bahia/2269052

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)