Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Imóveis sem registro em cartório não podem ser considerados pelo Estado como terras devolutas

    Publicado por Última Instância
    há 12 anos

    O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que imóveis sem registro em cartório não podem ser considerados como terras devolutas, cabendo ao estado provar que detém a propriedade do bem. A conclusão é da 4ª Turma do STJ ao negar provimento a recurso do Estado do Rio Grande do Norte em um processo de usucapião.

    O autor da ação de usucapião extraordinária, ajuizada perante a Vara Única da Comarca de Taipu (RN), alegava ter adquirido o imóvel de uma pessoa que, por sua vez, comprara de outra, em 1977. Sustentou que desde então detém a posse do imóvel de forma mansa e pacífica, como se dono fosse.

    Ao prestar informações, o cartório do registro de imóveis afirmou não existir registro do terreno. A União e o município não manifestaram interesse na ação, mas o procurador estadual requereu a rejeição do pedido de usucapião, afirmando tratar-se de terra devoluta.

    Em1ª instância, a ação foi ...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imoveis-sem-registro-em-cartorio-nao-podem-ser-considerados-pelo-estado-como-terras-devolutas/2977705

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)