Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Impeachment

    O tema do Programa Entrevista desta quinta-feira, 1 de setembro, da TV Assembleia aborda o assunto mais comentado nas redes sociais e na imprensa do mundo inteiro. O impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O bate-papo intermediado pela jornalista Luciana Martins, teve como convidado especial o professor de Direito e analista do TRE-GO, Alexandre Azevedo.

    O impeachment da presidente Dilma Rousseff foi aprovado pelo Senado Federal na última quarta-feira, 31, por 61 votos a favor e 20 contra. A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal, as chamadas “pedaladas fiscais” no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional. O Senado aprovou também a inabilitação da ex-presidente para funções públicas. Com isso ela poderá se candidatar para cargos eletivos e também exercer outras funções na administração pública.

    A decisão de afastar Dilma definitivamente do comando do Palácio do Planalto foi tomada na primeira votação do julgamento final do processo de impeachment. A pedido de senadores aliados de Dilma, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, decidiu realizar duas votações no plenário. A primeira analisou apenas se a petista deveria perder o mandato de presidente da República. E na sequência, os senadores apreciaram se Dilma deveria ficar inelegível por oito anos a partir de 1º de janeiro de 2019 e impedida de exercer qualquer função pública. Mas por votação de 42 senadores a favor à inabilitação para funções públicas e 36 contrariamente, ela está apta a concorrer a cargos eletivos. Era necessário 54 votos para ficar a inelegível.

    O professor Alexandre Azevedo disse que era esperado por toda classe jurídica uma votação expressiva, mas 61x20 foi surpreendente. “Eu, como professor, achei complicada a situação de dividir a votação em duas partes. Como vou explicar ao meus alunos esse gancho dentro da lei. É a primeira vez que isso ocorre dentro de uma votação de impeachment”, afirmou o mestre em direito.

    O programa Entrevista será exibido a partir desta quinta-feira, 1, no canal 8 da Net e no Portal da Assembleia, no ícone TV Assembleia.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/impeachment/379661521

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)