Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Inadimplência em condomínios do DF chega a 30%.

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Priscila Rangel

    @jornaldebrasilia.com.br

    A convivência em condomínios nem sempre é harmoniosa, principalmente quando existem problemas de inadimplência ou má gestão dos recursos. E os prejuízos geralmente sobram para os bons pagadores do grupo. O Sindicondomínio estima que a inadimplência varie entre 20% e 30% no Distrito Federal, valor considerado bastante alto. A orientação de especialistas para evitar problemas como esses passa pela criação de uma convenção de condomínio bem elaborada, pela boa gestão do síndico e, ainda, pela aplicação de sanções mais fortes aos devedores.

    O síndico José Nazareno Farias, 66 anos, conseguiu quase acabar com a inadimplência do prédio que administra na Asa Norte, com apartamentos de três quartos, e área de 100 m2, em média. Para ele, a solução para os problemas de atraso no pagamento está nas mãos do síndico, que deve cobrar regularmente dos devedores e ainda estimular a quitação em dia, por meio de melhorias no empreendimento. Quando assumi o condomínio, a inadimplência era de 20% por dois motivos: condôminos em atraso e desvios de verbas, revelou.

    Nazareno contou que, tão logo assumiu a responsabilidade pelo prédio, mandou os nomes dos condôminos em débito para uma empresa de cobrança e acionou a Justiça para reaver os recursos desviados. Ele recebeu 50% do valor desviado. Com os problemas de inadimplência resolvidos, construiu a área de lazer do prédio, que conta com piscinas aquecidas, sauna, churrasqueiras, salão de festas e sala de ginástica. A gestão do síndico é responsável por 90% do bem estar dos moradores do condomínio, ressalta Nazareno.

    O advogado Lanes Romano, consultor imobiliário, acredita que terão menos problemas os condomínios que se preocuparam antes em preparar uma convenção melhor, com mecanismos para resolver nas assembleias os impasses que mais afetam a vida em comum. A assembleia é soberana para resolver todas as questões, dentro da lei, é claro, destacou.

    Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações244
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inadimplencia-em-condominios-do-df-chega-a-30/2321638

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)