Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Inadimplência por mais de 60 dias não desonera consumidor das mensalidades do plano de saúde.

    Decisão STJ

    Publicado por Renan Durso
    há 4 anos

    O consumidor que não deseja prosseguir com o contrato de plano de saúde, deve comunicar a operadora, visto que a interrupção do pagamento por 60 dias não provoca o cancelamento automático do referido contrato, nem o isenta do pagamento das parcelas em atraso.

    Em caso analisado pelo Superior Tribunal de Justiça, um consumidor havia contestado sobre a cobrança das parcelas vencidas após 60 dias da suspensão dos pagamentos de um plano de saúde.

    O consumidor havia contratado o plano e após dois meses mudou-se para outra cidade que não possuía cobertura do referido plano de saúde. No caso, ele apenas notificou a operadora sobre o novo endereço, mas não demonstrou a intenção de cancelar o contrato.

    O STJ entendeu que a simples interrupção dos pagamentos não extingue o plano de forma automática, sendo necessária a notificação a operadora de forma que a falta de interesse sobre os serviços por parte daquele não poderia ser presumida.

    Além disso, o Tribunal decidiu que apenas a comunicação de novo endereço não seria suficiente para a rescisão do contrato.

    #direitosdoconsumidor #consumidor #planosdesaúde #stj #adv #advocaciaconsumerista #advogados #advogadoconsumerista #advogadas

    • Sobre o autorAdvogado especialista na área da saúde. l
    • Publicações161
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inadimplencia-por-mais-de-60-dias-nao-desonera-consumidor-das-mensalidades-do-plano-de-saude/935242167

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)