Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Inadimplentes do programa de arrendamento residencial podem utilizar FGTS para quitação de imóvel

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    A Defensoria Pública da União (DPU) e a Caixa Econômica Federal (CEF) firmaram um acordo que possibilita aos participantes inadimplentes do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) utilizarem os créditos existentes em conta vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a aquisição antecipada dos referidos imóveis financiados.

    A ação civil pública proposta pela DPU pretendia que a CEF concedesse aos participantes inadimplentes do PAR a possibilidade de utilizar os créditos de FGTS para quitação ou amortização da dívida dos imóveis financiados, independentemente de estarem vencidas ou a vencer.

    Contudo, em conciliação, a CEF se comprometeu a disponibilizar a aquisição antecipada por meio do financiamento com garantia fiduciária do imóvel, modalidade que possibilita a utilização do FGTS, obedecidas as regras que normatizam o fundo.

    Para a possibilidade da compra, todos os débitos do arrendamento, independente do período de inadimplência, abrangendo as devidas atualizações como juros, correção monetária e multa, deverão ser incorporados ao saldo a pagar do contrato. O comprador também deverá estar com todas as dívidas acessórias como taxa de condomínio, IPTU, entre outras quitadas ou renegociadas.

    Em caso de indicação de desconto disponibilizado ou suspendido pela CEF, conforme a política de incentivo da instituição financeira, este deverá ser aplicado no saldo a pagar antes da incorporação das parcelas vencidas, bem como dos acréscimos legais.

    As propostas de renegociação de dívidas cujo credor seja o PAR não foram abrangidas pelo acordo que foi homologado pelo juiz federal José Carlos Motta, da 19ª Vara Federal Cível em São Paulo/SP, que, diante do compromisso celebrado entre as partes, julgou extinto o processo com julgamento do mérito. (KS)

    Processo: 0000788-37.2014.403.6100 – íntegra da sentença

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações751
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inadimplentes-do-programa-de-arrendamento-residencial-podem-utilizar-fgts-para-quitacao-de-imovel/191908512

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)