Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Inaugurado novo Foro Cível de Porto Alegre

    O novo prédio do Foro Central de Porto Alegre tem dimensões impressionantes, adequadas às necessidades atuais e àquelas que ainda estão por vir em futuro próximo, com espaço, cuidados ambientais, conforto, segurança e modernidade a serviço do cidadão. Assim, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do RS, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, abriu o discurso na solenidade de inauguração do novo prédio do Foro Cível da Comarca de Porto Alegre, realizada nesta manhã (16/9). O magistrado lembrou que a obra é resultado de grande esforço de sucessivas administrações e recordou uma época heróica em que campeavam instalações precárias e improvisadas.

    O Presidente do TJRS recordou que apesar das dificuldades materiais sempre houve compensação e superação na dedicação e alta qualidade profissional de nossos servidores e magistrados. Observou que os integrantes da cena judicial terão, agora, melhores condições para o desenvolvimento do trabalho intelectual exigido da prestação jurisdicional.

    O novo prédio do Foro Cível - com cerca de 75 mil metros quadrados e localizado na Rua Manoelito de Ornellas, 50 - possui 24 andares, 18 elevadores e abrigará as Varas Cíveis, Varas de Família, Fazenda Pública, além de Falência e Concordata, Precatórios, Registros Públicos e Acidentes de Trabalho. No total, serão transferidos 870.627 processos, além de 1.629 equipamentos. A última etapa da mudança iniciou hoje e vai até o dia 27/9. De concepção moderna, tem um sistema de ar condicionado que consume até 60% menos de energia, utilizando gás ecológico e com controle individualizado por sala.

    O Prefeito José Fortunati destacou a intensas negociações entre o Poder Judiciário e o município de Porto Alegre para a liberação da obra. Sempre houve um esforço muito grande dos servidores da prefeitura para viabilizar o projeto porque havia consciência da importância desta obra. Acrescentou que não se trata apenas de uma grande obra arquitetônica mas de um esforço que qualifica o serviço prestado pelo Poder Judiciário.

    O Diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juiz de Direito Cláudio Luís Martinewski, disse que a entrega do imóvel à comunidade é motivo de orgulho e representa o exercício pleno da autonomia do Poder Judiciário com base no planejamento estratégico onde consta a preocupação em oferecer condições dignas em todas as Comarcas àqueles que buscam seus direitos. Destacou que o prédio oferece plena acessibilidade, possui um sistema de utilização predial com os mais modernos sistemas de segurança e prevê a contrapartida do Poder Judiciário à população através do oferecimento de 171 vagas de estacionamento e de uso do auditório, afirmou.

    Depois do descerramento da placa inaugural, o Presidente do TJRS acompanhado dos Vice-Presidentes, Desembargador Guinther Spode, Cláudio Baldino Maciel e André Luiz Planella Villarinho, e o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Orlando Heemann Jr., abriram a mostra Caminhos da Comarca de Porto Alegre, localizada no andar térreo do novo Foro de Porto Alegre, organizada pelo Memorial do Judiciário.

    Participaram ainda da solenidade o Procurador-Geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o deputado estadual Frederico Antunes (representando a Presidência da Assembleia Legislativa); o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga; o Defensor Público-Geral do Estado, Nilson Leonel Arneke Maria; o Presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Thiago Duarte; o Presidente da OAB-RS, Marcelo Bertolucii; vários ex-Presidente do Tribunal de Justiça, entre outras autoridades, além de diversos magistrados e servidores.

    • Publicações7827
    • Seguidores2076
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1382
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inaugurado-novo-foro-civel-de-porto-alegre/100683580

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)