Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Indenização para homem apontado indevidamente como traficante em jornal

    A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça condenou um jornal do norte do Estado ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 7 mil, em benefício de um homem que teve sua imagem veiculada em chamada de capa. Segundo os autos, o apelante foi preso por porte ilegal de munição.

    No periódico, contudo, ele apareceu como envolvido com tráfico de drogas - o que era inverídico. Em apelação, o homem alegou ter sofrido danos morais em razão da matéria, que denegriu sua honra e imagem. Solicitou a condenação da empresa ao pagamento de indenização, além do pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

    O jornal declarou ter realizado a matéria com base em boletim de ocorrência fornecido por autoridade policial, o qual apontava o autor como associado ao tráfico de entorpecentes. Disse ainda não ter feito qualquer juízo de valor, apenas exercitado seu regular direito de informar. Defendeu a inocorrência de dano moral passível de reparação.

    Para a desembargadora Denise Volpato, relatora da matéria, com base nas informações repassadas pela polícia, a empresa sabia do fato do autor ter sido preso pela posse irregular e não pelo crime de tráfico ilícito conforme veiculou. Para a relatora, o jornal não observou os deveres mínimos de acutela, consistentes na divulgação de informações corretas.

    Lembrou ainda que, para as pessoas que leram a chamada publicada na capa do jornal , a imagem do homem ficou associada ao tráfico de entorpecentes, o que faz emergir o dano sofrido e a necessidade de ressarcimento. A decisão, unânime, reformou posição de 1º Grau (Apelação Cível n. 2012.092424-0).

    • Publicações23906
    • Seguidores1229
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações131
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indenizacao-para-homem-apontado-indevidamente-como-traficante-em-jornal/112224185

    Informações relacionadas

    Orlando Junio da Silva  Advogado, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de Peça alegações Finais Por Memoriais Crime de Trafico

    Marcela Bragaia, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Alegações Finais Tráfico de Drogas - Desclassificação Usuária

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 9 anos

    Novo CPC amplia possibilidade de análise de voto divergente

    Pedro Magalhães Ganem, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Traficante ou usuário de drogas?

    Julio Matheus Da Silva Ferreira, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    (modelo) - Alegações Finais por Memoriais - Furto qualificado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)