Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Indenização para homem que foi obrigado a ficar nu em blitz da Polícia Militar

    Publicado por Espaço Vital
    há 15 anos

    O Estado do Rio de Janeiro terá que pagar R$ 20 mil, a título de reparação por danos morais, a um homem que teve que ficar nu em uma revista íntima feita por policiais militares. A decisão é da 16ª Câmara Cível do TJ do Rio de Janeiro.

    André Luiz de Souza contou e comprovou que foi obrigado a ficar nu quando a van onde viajava foi parada e revistada em uma blitz. Ele sustentou que "a revista íntima foi feita desnecessariamente por suspeita de porte de arma ou de entorpecentes, sendo o único passageiro a ser revistado" e que "em nenhum momento foi pedida sua identificação pessoal, o que seria suficiente para comprovar que ele não tinha qualquer antecedente policial ou criminal".

    De acordo com o desembargador Lindolpho Morais Marinho, a Polícia Militar deve evitar constranger e intimidar as pessoas com comportamento autoritário e abuso de poder.

    O voto afirma que "ainda que os policiais estivessem no exercício legal do poder de polícia, a sua ação foi exacerbada, pois para fazer uma revista para buscar arma não era necessário desnudar completamente o autor".

    Segundo o julgado, "tal comportamento se mostrou violento e desnecessário, influindo no sentimento do indivíduo, que, indefeso, sentiu-se impotente para impedir o fato injurioso à sua condição de cidadão, contribuinte e pai de família". (Proc. nº- com informacoes do TJ-RJ).

    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações959
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indenizacao-para-homem-que-foi-obrigado-a-ficar-nu-em-blitz-da-policia-militar/1923618

    Informações relacionadas

    Trabalhador que teve de ficar nu em exame admissional será indenizado

    Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
    Notíciashá 8 anos

    Que situações justificam a extradição?

    JT afasta justa causa aplicada a empregado acusado de transitar nu pelo local de trabalho

    PRISÃO DE PRESO ESTRANGEIRO DEVE SER COMUNICADA AO CONSULADO DO PAÍS DE ORIGEM

    Gabriela Alice Fernandes, Estudante de Direito
    Artigoshá 3 anos

    Garantista ou Punitivista?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)