Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Indígenas obtêm vitória no STF sobre demarcação de terras no Mato Grosso

    há 7 anos

    Brasília - Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente duas ações cíveis originárias (ACOs 362 e 366) do Estado de Mato Grosso contra a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a União. A parte autora pedia indenização por desapropriação indireta de terras, que teriam sido indevidamente incluídas nas reservas indígenas Nambikwára, Parecis e, no caso da ACO 362, no Parque Nacional do Xingu.

    Os ministros do STF entenderam que as terras em questão são tradicionalmente ocupadas por povos indígenas ao contrário do que argumentava o Estado de Mato Grosso, que alegou que a Funai “promoveu indiscriminadamente a transferência de inúmeras nações indígenas para o local”.

    O ministro Marco Aurélio Mello, relator das duas ações, citou laudo antropológico integrante do processo, além de registros históricos que dão conta da presença de índios na região desde o século XVI. Marco Aurélio Mello lembrou também relatos da Comissão Rondon, do início do século XX, e dos irmãos Villas-Bôas, na Expedição Roncador-Xingu, da década de 1940. “As provas são fartas”, afirmou o relator em seu voto.

    O Grupo de Trabalho Comunidades Tradicionais e o Grupo de Trabalho de Atendimento a Comunidades Indígenas da Defensoria Pública da União (DPU) publicaram na segunda-feira (14) nota pública em que afirmam a necessidade de “fortalecimento – não de retirada – dos institutos jurídicos que protegem os meios de sobrevivência material e cultural aos cidadãos brasileiros integrantes de povos e comunidades tradicionais”.

    Além das ACOs 362 e 366, está prevista para a tarde desta quarta-feira (16) a retomada do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3.239/2004, que questiona o Decreto 4.887/2003. O normativo regulamenta a titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.

    FPM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indigenas-obtem-vitoria-no-stf-sobre-demarcacao-de-terras-no-mato-grosso/488637001

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)