Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Índios reivindicam terra de ancestrais em Vitória da Conquista

    há 9 anos

    Brasília, 27/01/2015 – Cerca de 50 índios das etnias Mongoyó-Kamakan, Tupinambá e Ymboré ocupam área no Parque Municipal da Serra do Periperi, em Vitória da Conquista (BA), desde o dia 16 de janeiro, para reivindicar a demarcação no município de um território indígena. A Defensoria Pública da União está atuando para garantir os direitos das famílias indígenas, que enfrentam ação de reintegração de posse movida pela prefeitura.

    De acordo com a defensoria pública federal Leila de Alencar Carinhanha, chefe da unidade local da DPU, a região de Vitória da Conquista foi habitada por índios que foram expulsos, assassinados ou escravizados por colonizadores portugueses que ocuparam o território em busca de ouro e, depois, para criação de gado. “Os índios que fazem a ocupação reivindicam um território onde possam resgatar a vida comunitária dos seus ancestrais”, explicou a defensora.

    Nas negociações, a reintegração de posse teve o curso suspenso pela Justiça, até a realização de uma audiência de justificação, ainda não marcada. Enquanto isso, a defensora explica que é preciso ajudar os índios a organizar os argumentos em favor do direito de território, inclusive buscando apoio para elaboração de um laudo antropológico que indique a relação de ancestralidade das famílias indígenas com os índios que habitavam Vitória da Conquista.

    “A prefeitura disse que está aberta ao entendimento e que vão dar um terreno para criação da terra indígena se for comprovada a relação de ancestralidade”, explicou Leila Carinhanha. De acordo com informação das lideranças indígenas, cerca de 50 famílias das diversas etnias participam do movimento, embora nem todas estejam na ocupação. Eles foram dispersados pela violência, mas alegam que mantiveram a identidade cultural com os ancestrais.

    Entre os mais violentos episódios de extermínio indígena na região está o chamado Banquete da Morte, que segundo página da prefeitura, ocorreu em 1806, quando os índios mongoyós foram chamados para festejar uma suposta trégua e, após comerem e beberem, foram cercados por jagunços e quase todos assassinados, inclusive as mulheres e crianças. O enfrentamento se prolongou durante o século XIX, até que os grandes grupos indígenas fossem derrotados.

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações539
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indios-reivindicam-terra-de-ancestrais-em-vitoria-da-conquista/163340432

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)