Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Infância fiscaliza a presença de crianças e adolescentes nos bailes de carnaval

    há 11 anos

    P ais e responsáveis devem redobrar a atenção com crianças e adolescentes desacompanhados, nos clubes e festas, onde possa haver venda de bebida alcoólica. Os menores com idade entre 14 e 16 anos só deverão permanecer nesses estabelecimentos acompanhados. Já para adolescentes, entre 16 e 18 anos, o estabelecimento deve entrar com um pedido de alvará para a permanência deles desacompanhados no evento, mas com autorização dos responsáveis.

    A fiscalização nos eventos realizados nos clubes e casas noturnas de Olinda, Recife e Jaboatão durante o carnaval é atribuição do Núcleo de Proteção aos Direitos da Infância e Juventude (Nudij). A equipe conta com 200 fiscais voluntários que observam, garantem o cumprimento dos direitos da criança e adolescente e atuam na prevenção da violação desses direitos.

    O estabelecimento ou produtor do evento deve entrar com um pedido de alvará para a autorização de menores nos clubes. Se a determinação for descumprida e os fiscais encontrarem menores em situação irregular nos eventos, os voluntários entram em contato com os responsáveis, e os pais levam as crianças ou adolescentes para casa.

    O estabelecimento será autuado, se forem encontrados crianças e adolescentes desacompanhados sem o devido alvará Judicial. Havendo reincidência, poderá ocorrer o fechamento da casa por 15 dias, de acordo com a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente.

    A analista judiciária do Nudji, Edna Lúcia Gomes da Rocha, explica que muitas empresas procuram o núcleo para solicitar a autorização da entrada de menores, mesmo com a presença dos responsáveis. "Não é necessária autorização dos pais quando os adolescentes estão acompanhados dos genitores, avós, irmão maior de idade, e tios, tendo que comprovar a relação de parentesco através de documentos a serem apresentados na portaria do evento e aos fiscais da Infância e Juventude, durante a fiscalização”, destaca Edna.

    O núcleo atua, desde 2009, em estabelecimentos como academias, ginásios, bailes e estúdios cinematográficos, de teatro, rádio e televisão, além de entorno de escolas. O Nudij funciona na rua João Fernandes Vieira, 405 - Boa Vista - Recife - PE.

    .........................................................................

    Devanyse Mendes

    Ascom TJPE

    • Publicações2935
    • Seguidores314
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/infancia-fiscaliza-a-presenca-de-criancas-e-adolescentes-nos-bailes-de-carnaval/100307945

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)