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7 de Maio de 2024

Influenciador Digital: Tudo o que você precisa saber para fazer um "publipost".

Sob a análise jurídica: O que o influenciador digital precisa saber para divulgar o seu trabalho?

Publicado por Daniele Saraiva
há 2 anos

Influenciador, você sabe como sinalizar um conteúdo publicitário nas redes sociais?

Antes de entrar no assunto principal, será necessário falar um pouco sobre o CONAR, que "é uma organização não governamental que autorregulamenta o mercado publicitário (Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária)".

No Brasil, todo trabalho precisa ser regulamentado, e não importa o tipo de serviço, nem o meio o qual ele é exercido.

O marketing de influência precisa obedecer regras ao divulgar qualquer conteúdo comercial. A lei exige transparência com o público, incluindo informações sobre o patrocínio de publicidade.

Os anúncios devem ser realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade (CONAR).

É necessário identificar se a publicidade é paga ou não. O consumidor precisa ter essa ciência, pois a expectativa sobre o produto pode variar, conforme a opinião do influenciador, se ela foi espontânea ou paga.

O influenciador digital pode ser punido por alguma publicidade?

A identificação publicitária é um dever que o influenciador precisa respeitar. Na hipótese de desrespeito, o influenciador poderá ser punido.

De acordo com o CONAR, no ano de 2018, cerca de 54 influenciadores digitais foram julgados e punidos por algum tipo de infração cometida por irregularidade publicitária.

Quem fiscaliza a publicidade feita pelos influenciadores?

O CONAR é o órgão responsável pela fiscalização. Ele analisa se a publicidade está respeitando as regras e a ética. O seu trabalho visa evitar que as campanhas contenham conteúdo enganoso, ofensivo ou abusivo.

Como saber se o conteúdo feito pelo influenciador é publicidade?

O conteúdo é considerado publicidade, quando:

  • Existe a divulgação de produto ou serviço;

  • Menção de algum termo identificando o post, por exemplo: #publi. Obs.: mesmo se o conteúdo for uma divulgação na modalidade permuta, o influenciador deve fazer menção disso, no material compartilhado.

  • Quando há controle editorial do anunciante sobre o conteúdo do influenciador.

Na hipótese de denúncia contra um digital influencer, o que acontecerá?

Quando existe alguma denúncia contra a publicidade do influenciador digital, o CONAR apura o fato, e se for constatada a infração, ele determinará a alteração deste anúncio ou a retirada dele, e ainda, aplicará advertências ao influenciador e anunciantes.

Tanto o influenciador quanto o anunciante (marcas/agências) precisa saber dos detalhes mencionados. Essas medidas fazem parte do exercício da profissão. Logo, merece destaque especial para evitar problemas.

Quer saber mais do assunto? Visite o meu blog.

* Esse texto não substitui uma consulta com advogado.

#influenciadordigital

DANIELE SARAIVA | ADVOGADA | CONTATO

* Fonte: https://www.danielesaraiva.com/post/influenciador-digital-tudooque-voc%C3%AA-precisa-saber-para-fa...



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