Influenciador Digital: Tudo o que você precisa saber para fazer um "publipost".
Sob a análise jurídica: O que o influenciador digital precisa saber para divulgar o seu trabalho?
Influenciador, você sabe como sinalizar um conteúdo publicitário nas redes sociais?
Antes de entrar no assunto principal, será necessário falar um pouco sobre o CONAR, que "é uma organização não governamental que autorregulamenta o mercado publicitário (Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária)".
No Brasil, todo trabalho precisa ser regulamentado, e não importa o tipo de serviço, nem o meio o qual ele é exercido.
O marketing de influência precisa obedecer regras ao divulgar qualquer conteúdo comercial. A lei exige transparência com o público, incluindo informações sobre o patrocínio de publicidade.
Os anúncios devem ser realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade (CONAR).
É necessário identificar se a publicidade é paga ou não. O consumidor precisa ter essa ciência, pois a expectativa sobre o produto pode variar, conforme a opinião do influenciador, se ela foi espontânea ou paga.
O influenciador digital pode ser punido por alguma publicidade?
A identificação publicitária é um dever que o influenciador precisa respeitar. Na hipótese de desrespeito, o influenciador poderá ser punido.
De acordo com o CONAR, no ano de 2018, cerca de 54 influenciadores digitais foram julgados e punidos por algum tipo de infração cometida por irregularidade publicitária.
Quem fiscaliza a publicidade feita pelos influenciadores?
O CONAR é o órgão responsável pela fiscalização. Ele analisa se a publicidade está respeitando as regras e a ética. O seu trabalho visa evitar que as campanhas contenham conteúdo enganoso, ofensivo ou abusivo.
Como saber se o conteúdo feito pelo influenciador é publicidade?
O conteúdo é considerado publicidade, quando:
Existe a divulgação de produto ou serviço;
Menção de algum termo identificando o post, por exemplo: #publi. Obs.: mesmo se o conteúdo for uma divulgação na modalidade permuta, o influenciador deve fazer menção disso, no material compartilhado.
Quando há controle editorial do anunciante sobre o conteúdo do influenciador.
Na hipótese de denúncia contra um digital influencer, o que acontecerá?
Quando existe alguma denúncia contra a publicidade do influenciador digital, o CONAR apura o fato, e se for constatada a infração, ele determinará a alteração deste anúncio ou a retirada dele, e ainda, aplicará advertências ao influenciador e anunciantes.
Tanto o influenciador quanto o anunciante (marcas/agências) precisa saber dos detalhes mencionados. Essas medidas fazem parte do exercício da profissão. Logo, merece destaque especial para evitar problemas.
Quer saber mais do assunto? Visite o meu blog.
* Esse texto não substitui uma consulta com advogado.
#influenciadordigital
DANIELE SARAIVA | ADVOGADA | CONTATO
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