Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ingresso prematuro no ensino superior diverge opinião no último dia do Seminário

    No último dia do Seminário "Os Desafios do Poder Judiciário do Distrito Federal: Ingresso Prematuro no Ensino Superior", organizado pela Escola de Administração Judiciária - Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, o público acompanhou o confronto de opiniões apresentadas durante as palestras. O evento durou dois dias, 10 e 11/4, e foi direcionado a representantes da Justiça do DF, servidores do TJDFT, GDF,MPDFT,estudantes, profissionais da educação, associações estudantis, SINEPE, SINPRO e sociedade em geral. O Seminário aconteceu no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence, térreo do Bloco A, Fórum de Brasília.

    As palestras foram abertas pela desembargadora do TJDFT Ana Maria Duarte Amarante Brito que falou sobre o tema: "Aspectos Jurídicos do Ingresso Prematuro no Ensino Superior". A magistrada destacou que a interpretação sistêmica do tema tem como norte a "Lei maior que é a Constituição Federal".

    Em seguida, o juiz do TJDFT, Eduardo Henrique Rosas, presidiu os trabalhos da mesa durante a apresentação da palestra: "Trabalho na Defesa da Educação" proferida pela Procuradora de Justiça, Ana Luisa Rivera, que defendeu a educação como "um direito humano e não uma mercadoria ou favor do poder público". O tempo da segunda palestra foi divido com a Promotora Marcia Pereira Rocha, que se posicionou afirmando que "A educação é para todos. É preciso viver todas as etapas previstas" .

    O juiz Março Antônio da Silva Lemos, em sua explanação sobre "Medidas Judiciais de Urgência em âmbito Educacional"disse que o aluno pode estar preparado em termos de ensino, mas falta a vivência, a experiência para que ele desenvolva um bom trabalho.

    Na última etapa do evento foi apresentada a palestra"A Juridicidade do Ingresso Prematuro no Ensino Superior Consoante a Constituição e LDB" pela promotora Tânia Regina Fernandes Gonçalves e o Defensor Público do DF, Sérgio Domingos. O Seminário foi encerrado pela professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Maria Luiza Pinho Pereira, que se posicionou sob a ótica do pedagogo.

    A proposta do Seminário foi sensibilizar os participantes quanto aos desdobramentos da certificação de alunos ainda cursando o ensino médio e o ingresso prematuro no ensino superior.

    • Publicações17734
    • Seguidores1336
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ingresso-prematuro-no-ensino-superior-diverge-opiniao-no-ultimo-dia-do-seminario/3083769

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)