Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Inscrições para casamento comunitário atraem dezenas de casais à Corregedoria da Justiça

    há 10 anos

    Dezenas de casais compareceram na manhã desta segunda-feira (16) à Corregedoria Geral da Justiça (Travessa Engenheiro Couto Fernandes, Praça D. Pedro II ao lado da Capitania dos Portos) para se inscrever para o casamento comunitário que a Corregedoria vai promover no dia 26 de julho, no Município de São Luís. O agendamento das inscrições pode ser feito gratuitamente pelo telefone do Telejudiciário (0800 707 1581), das 8h às 18h, exceto nos dias de jogos do Brasil, quando o horário é das 8h às 12h.

    A Coordenadoria das Serventias da Corregedoria da Justiça lembra que somente serão atendidos os casais que agendarem, pelo Telejudiciário, o dia, o horário e o local do atendimento. O casamento comunitário é aberto somente para moradores de São Luís. As inscrições se estendem até o próximo dia 27 de junho, ou até o limite de 1.500 casais inscritos.

    A possibilidade de oficializar a união sem ônus é uma das motivações alegadas por alguns dos casais que se inscreveram nesta segunda-feira. Caso de Ana Rosa Cosa, 54 anos, e Marcelo Luis Dias, 43. Moradores da Vila São Luís, juntos há 14 anos e com um filho, o casal conta que resolveu legalizar a união por causa da Igreja que estão frequentando, para fazer tudo certinho dentro da lei de Deus também. A ausência de custos ajudou na decisão. Marcelo elogia a iniciativa da Corregedoria e os custos poupados aos nubentes. Querer casar, todo mundo quer. Mas nem todos têm condições, completa Ana Rosa.

    Para Milma da Silva Botelho, 33 anos, e Silvestre de Paula Neto, 40, juntos há 12 anos e pais de um menino de dois anos e seis meses, esta é a segunda tentativa de participar de casamento comunitário promovido pela Corregedoria. Desta vez deu certo, porque na primeira vez perdemos o prazo para a inscrição, informa Milma.

    Quem também compareceu à Corregedoria para se inscrever foi o casal Maria Lucélia Dias Gomes, 50 anos, e Arcângelo Cascaies, 55. Incentivados por uma filha, eles querem oficializar união de 35 anos, que lhes rendeu uma família de três filhos e dois netos. Com a união, ela espera que o relacionamento melhore cada vez mais.

    Agendamento - De acordo com a Coordenadoria das Serventias, os casais que agendarem e não comparecerem no dia e no horário determinado deverão fazer novo agendamento condicionado à existência de vagas e se estiver dentro do período de inscrições. Diariamente estão sendo agendados 72 casais para as inscrições por dia. As inscrições estão sendo agendadas para a sede da Corregedoria e para o Fórum (Calhau).

    Na ocasião do comparecimento ao local da inscrição previamente agendada, os casais devem apresentar as testemunhas do casamento e os documentos exigidos para a participação na celebração.

    Para noivos solteiros e maiores de 18 anos, são exigidos certidão de nascimento (original) e cópia do RG e comprovante de residência. Os mesmos documentos, mais a certidão de nascimento (original) e consentimento dos pais, bem como cópia do RG dos mesmos são exigidos para nubentes menores de 16 anos. No caso de noivos divorciados, além da cópia do RG é exigida a averbação do divórcio (original). Cópias do comprovante de residência e RG e certidão de casamento averbada com o óbito são exigidas para viúvos.

    Marta Barros

    Assessoria de Comunicação

    Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão asscom_cgj@tjma.jus.br www.facebook.com/cgjma

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores217
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inscricoes-para-casamento-comunitario-atraem-dezenas-de-casais-a-corregedoria-da-justica/123845168

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)