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16 de Junho de 2024
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    INSS Digital está disponível para advocacia em todas as Subseções do Estado

    há 5 anos

    Nessa segunda-feira (06/05), com a abertura da última etapa de cadastro para o acesso ao INSS Digital, advogadas e advogados inscritos na Secional podem começar a utilizar o sistema. Desse modo, a advocacia de todo o Estado de São Paulo passa a ter acesso a uma ferramenta importante para auxiliar o dia a dia de advogadas e advogados que atendem a demandas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    Por meio da internet, será possível protocolar e acompanhar requerimentos dos seguintes benefícios rurais e urbanos: aposentadorias por idade ou por tempo de contribuição, aposentadoria especial, salário maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão.

    Conforme Acordo de Cooperação Técnica entre a OAB SP e o INSS, a Ordem paulista será a responsável pela realização do cadastro da advocacia para o acesso ao sistema do INSS Digital. Essa operação consiste na assinatura, por meio eletrônico, de Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo e o posterior envio dos dados para o Instituto.

    Para ajudar a advocacia a familiarizar-se rapidamente com o INSS Digital, a OAB SP preparou quatro vídeos tutoriais (veja abaixo) apresentando informações sobre os equipamentos necessários, como fazer o cadastro no INSS Digital (via site da OAB SP), quais os modelos de requerimentos oferecidos pela Ordem e como montar o processo com a documentação digitalizada.

    Vídeos Tutoriais

    - Tool Kit / Equipamentos para o INSS Digital Quer utilizar o INSS Digital e tem dúvidas sobre os equipamentos necessários? Nesse vídeo a OAB SP mostra que é possível fazer requerimentos no INSS Digital por meio de computadores, tablets e smartphones. Veja as vantagens e desvantagens de cada opção e os cuidados que você deve tomar.

    - Como fazer o cadastro no INSS Digital O INSS Digital é uma ferramenta que vai ajudar advogadas e advogados a fazer requerimentos no Instituto Nacional do Seguro Social. Para começar a utilizar esse sistema é necessário fazer um cadastro - via site da OAB SP - e a assinatura eletrônica do Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo.

    - Modelos de requerimentos para INSS Digital
    O site da OAB SP oferece modelos para cinco tipos de requerimentos e o Termo de Representação, obrigatório em todos os processos. Veja onde encontrar esse material e como fazer o melhor uso dessa facilidade.

    - Como montar um processo no INSS DigitalPara fazer um requerimento via INSS Digital é necessário montar um 'processo virtual', digitalizando documentos e organizando arquivos. Veja como realizar essa tarefa e tome note de algumas dicas para conseguir um fluxo de trabalho mais produtivo.

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-digital-esta-disponivel-para-advocacia-em-todas-as-subsecoes-do-estado/704577584

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