Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    INSS não é responsável pelo pagamento de débitos trabalhistas de empreiteiras

    há 15 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça, a exclusão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de um processo que cobrava dívidas trabalhistas da empresa F e R Engenharia Ltda, contratada para reforma de uma Agência da Previdência Social.

    Um dos trabalhadores ajuizou reclamação trabalhista para receber seus direitos junto ao INSS e a entidade acabou sendo condenada subsidiariamente a pagar o que era devido ao trabalhador.

    A Seccional da Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao INSS em São José do Rio Preto argumentou que a decisão que decisão de primeira instância contraria a Orientação Jurisprudencial nº 191 da Subseção Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Essa norma diz que diante da inexistência de previsão legal, o contrato entre a empresa e o dono da obra não enseja a responsabilidade subsidiária do dono em débitos trabalhistas contraídos pela empreiteira. Por isso, o INSS não tem nenhuma responsabilidade sobre as dívidas da F e R Engenharia Ltda.

    O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15) acolheu os argumentos da Procuradoria. A Justiça considerou que essa responsabilidade só poderia existir se o dono da obra fosse uma empresa construtora ou incorporadora.

    A PFE/INSS é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    Ref.: Recurso Ordinário n.º 00048-2008-08515-00-2

    Leane Ribeiro/Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-nao-e-responsavel-pelo-pagamento-de-debitos-trabalhistas-de-empreiteiras/1996095

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)