Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Instalada Frente Parlamentar em Favor da Extensão do Trensurb até Sapiranga e Taquara

    Em ato realizado na tarde desta quarta-feira (21), com a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Odone (PPS), foi instalada a Frente Parlamentar em Favor da Extensão do Trensurb até Sapiranga e Taquara, proposta e coordenada pelo deputado João Fischer (PP). Segundo o proponente da iniciativa, a intenção dos parlamentares é atuar para desfazer “as amarras” que costumam atingir projetos como esse, garantir junto aos governos que sejam destinados recursos para a obra, além de discutir com a sociedade o melhor traçado para essa extensão.

    Fischer destacou que a região está mobilizada em prol da extensão do Trensurb até Sapiranga e Taquara. Prova disso é que frentes parlamentares e comissões especiais sobre o tema já foram criadas em Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Taquara e Araricá. Segundo dados das associações de municípios, trazidos pelo deputado, a região perde R$ 800 milhões por ano devido ao congestionamento da BR-116. “Hoje estamos carentes de alternativas. Quem precisa da BR 116 no dia a dia sabe como é difícil chegarmos até a Capital’, disse. O deputado lembrou que, há 110 anos, a primeira estrada de ferro do Rio Grande do Sul fazia trajeto semelhante, ligando Novo Hamburgo a Taquara.

    O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Odone (PPS), criticou o desmantelamento histórico pelo qual passou o transporte ferroviário de passageiros no estado, o qual, segundo ele, tinha as virtudes de ser eficiente e barato. Nesse sentido, o parlamentar saudou a iniciativa do deputado Fischer e dos demais subscritores da frente. “Espero que esta causa da Frente Parlamentar possa ecoar aqui dentro e que a consciência quanto ao tema esteja em qualquer governo”, afirmou.

    O representante do Trensurb, Leonardo Hoff, classificou a instalação da frente como um “momento histórico”. Anunciou ainda que está prevista para essa semana a assinatura do contrato de estudo de viabilidade técnica de extensão do Trensurb até Sapiranga, investimento de cerca de R$1,5 milhão.

    Participaram da cerimônia os deputados Frederico Antunes (PP), Lucas Redecker (PSDB), Giovani Feltes (PMDB), Edson Brum (PMDB), Vinicius Ribeiro (PDT), Alexandre Postal (PMDB), Ernani Polo (PP), Aldacir Oliboni (PT). Também prestigiaram o ato o subprocurador-geral de Justiça do Estado, Daniel Sperb Rubin, o representante do Tribunal de Contas do Estado, Sandro Correia de Borba, o diretor do Grupo Sinos, Miguel Schmitz, o superintendente-geral da Assembleia Legislativa, Álvaro Fakredin, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instalada-frente-parlamentar-em-favor-da-extensao-do-trensurb-ate-sapiranga-e-taquara/100658244

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)