Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    INSTITUCIONAL: CGER realiza 11ª Reunião de Análise da Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região

    Sob a condução do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Carlos Moreira Alves, membros do Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-TRF1) estiveram reunidos, nessa segunda-feira, dia 29, na sede do Tribunal, em Brasília, para a 11ª Reunião de Análise da Estratégia, que tratou da avaliação do desempenho da 1ª Região diante das iniciativas estratégicas e das metas do Poder Judiciário.
    Durante a reunião, foram apresentados os resultados alcançados pelo Tribunal e respectivas Seções Judiciárias quanto à execução da estratégia que vai até 2020. Dos 34 projetos em andamento no TRF1, destaca-se a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que impacta toda a 1ª Região.

    Segundo os números apresentados pela diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), Maria Carolina de Souza Ribeiro, até o momento, com base nas iniciativas, foi executado pelo TRF1 o percentual de aproximadamente 73% do estabelecido, o que representa quase 3% a mais do previsto para o mês, que é de 70,83%. O 1º grau de jurisdição (as 14 seccionais da 1ª Região) apresentou percentual de 60% de execução.

    Selo estratégia em Ação – Dados apresentados pela Diple apontaram que em 2018 72% das unidades foram agraciadas com o prêmio, enquanto em 2016, ano de criação, apenas 25% das unidades receberam premiações. No primeiro ano de vigência, 81 unidades foram premiadas. Em 2017, esse quantitativo foi elevado para 202 unidades, e em 2018 são 267 unidades laureadas, das quais 113 com o selo Diamante, o que equivale dizer que 113 unidades cumpriram integralmente as metas nacionais judiciais.

    A honraria é concedida pelo TRF1 para incentivar o conhecimento, a gestão e o cumprimento das metas estratégicas nas unidades jurisdicionais da 1ª Região e tem quatro categorias: Diamante, Ouro, Prata e Bronze.

    Metas 2019 - Quanto às metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2019 para o Poder Judiciário, o Relatório de Execução da Estratégia das 14 seccionais, compilado pela Diple, apontou os destaques para o cumprimento do estabelecido pelo CNJ.

    As Seções Judiciárias do Acre, Goiás, Bahia, Maranhão, Roraima, Tocantins e Rondônia apontaram a utilização do e-Siest digital como um dos instrumentos preponderantes para cumprimento das metas.

    Para as seccionais do Piauí, Tocantins, Roraima, Goiás e Pará o destaque para o cumprimento do estabelecido é o Selo Estratégia em Ação. Já as Seções Judiciárias do Piauí, Acre, Tocantins, Distrito Federal e Pará relataram o envolvimento e o comprometimento dos colaboradores da área finalística como fator positivo.

    As Seccionais do Acre, Tocantins, Maranhão e Roraima apontaram, ainda, a realização das Reuniões de Análise da Estratégia pelos Cipes como facilitador no cumprimento das metas estabelecidas para o Poder Judiciário.

    Os membros do CGER, ao finalizarem, avaliaram o resultado total da execução da Estratégia da 1ª Região, levando-se em conta, conjuntamente, metas e iniciativas que até o momento atingiram o percentual de 70%, ou seja, 4 pontos percentuais acima da expectativa para o período 2015-2018, que é de 66%.

    De acordo com o presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, o Tribunal apresentou muitos avanços no cumprimento das metas e iniciativas estabelecidas graças ao desenvolvimento do trabalho bem organizado desempenhado pelo corpo funcional. “A Estratégia está sendo desenvolvida justamente pra isso, pra que tenhamos mais eficácia e, consequentemente, maior possibilidade de cumprirmos esses desafios representados por essas metas”.

    Apesar dos bons resultados apresentados, o magistrado fez um alerta. “Os números são bem positivos, mas nós não devemos nos acomodar. O ser humano deve estar sempre insatisfeito com as suas melhoras, porque ainda temos muito a melhorar. É um avanço bastante significativo, é um estímulo para que nós continuemos buscando aquilo que as metas visam alcançar, eficiência no nosso trabalho”, concluiu o presidente.

    Também estiveram presentes na reunião a gestora estratégica de Metas da 1ª Instância, juíza federal Maria Cecília de Marco Rocha; a gestora de Metas da 2ª Instância, juíza federal Denise Dias Dutra Drumond; o juiz federal em auxílio à Coger juiz federal Rafael Leite Paulo; o diretor do foro da Seção Judiciária do Distrito Federal, juiz federal Itagiba Catta Preta Neto; o diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí, juiz federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo; o juiz federal Leonardo Hernandez Santos Soares, da Seção Judiciária do Amapá; o diretor-geral, Carlos Frederico Maria Bezerra; a diretora da Secretaria de Governança, gestão Estratégica e Inovação (Secge), Wânia Marítiça Araújo Vieira; o secretário executivo da Coordenação dos Juizados Especiais da 1ª Região, Alex Amorim de Sousa; o diretor da Secretaria Administrativa da SJPI, Edvaldo Rodrigues da Silva; o diretor da Secretaria Administrativa da SJAP, Emanuel Vaz Almeida da Silva; o supervisor da Seção de Modernização da SJPI, Francisco das Chagas Pereira Nascimento, e o supervisor da Seção de Modernização da SJAP Alex Sousa Rocha.

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3251
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/institucional-cger-realiza-11a-reuniao-de-analise-da-estrategia-da-justica-federal-da-1a-regiao/702926445

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)