Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    INSTITUCIONAL: CIn avalia os impactos da concessão da gratuidade judiciária no âmbito da Justiça Federal

    O Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal (CIn) divulgou a Nota Técnica nº 22/2019, que dispõe sobre os critérios e impactos da concessão da Gratuidade da Justiça. A redação do documento foi aprovada na reunião do CIn do dia 31 de maio, na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília.

    Na Nota Técnica, sob relatoria das juízas federais Vânila Cardoso Moraes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), e Taís Schilling Ferraz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foram avaliados o atual cenário de concessão do benefício e os impactos sobre a litigiosidade e o custo dos serviços da Justiça Federal, propondo-se, ao final, algumas medidas de racionalização de procedimentos.

    As juízas federais relatoras esclareceram que os objetivos centrais do documento foram sensibilizar para o contexto atual de concessão da gratuidade e contribuir para o aprimoramento do funcionamento do Poder Judiciário, por meio de medidas que contribuam, inclusive, para a redução da judicialização.

    Foi também pontuado que há grande número de critérios objetivos que concorrem para a definição do contexto de insuficiência econômica, necessário à concessão do benefício, além de muita variação na avaliação das despesas incorridas pelo beneficiário a serem consideradas pelo magistrado para a aferição dessa insuficiência.

    Ao fim, após a apresentação do cenário da jurisprudência e a avaliação da proporção de processos com assistência judiciária gratuita, a Nota Técnica propõe algumas medidas. Entre elas, estão: a remessa da nota técnica à Comissão Gestora de Precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para avaliação da possibilidade de afetação do tema pela Corte Superior, no regime de recursos repetitivos, e para os Tribunais Regionais Federais (TRFs), onde há maior quantidade de processos tramitando sobre a questão; a divulgação da nota para todos os magistrados federais; a promoção de debates entre os magistrados e a adoção de medidas mais específicas pertinentes à racionalização das perícias nos processos em que foi deferida a gratuidade judiciária.

    As notas técnicas aprovadas pelo CIn podem ser acessadas no portal do CJF.

    Fonte: CJF

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3251
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/institucional-cin-avalia-os-impactos-da-concessao-da-gratuidade-judiciaria-no-ambito-da-justica-federal/723258416

    Informações relacionadas

    Jackson Novaes, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Petição requerendo suspensão processual

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    NCPC - Entenda o Incidente de Resolução de demandas Repetitivas (IRDR)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)