Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    INSTITUCIONAL: Coger encerra trabalhos correicionais na Seção Judiciária da Bahia e finaliza visitas às unidades judiciárias da 1ª Região

    Magistrados do TRF 1ª Região, da Seção Judiciária da Bahia (SJBA) e das Subseções Judiciárias do estado se reuniram, por videoconferência, no dia 30 de janeiro, com a corregedora regional de Justiça, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, para o encerramento da Correição Geral Ordinária na Justiça Federal da Bahia.

    Os trabalhos correicionais no estado foram realizados pela desembargadora e por equipe composta pelos juízes federais Bruno César Bandeira Apolinário, César Cintra Jatahy Fonseca, Eduardo Morais da Rocha, Fábio Moreira Ramiro, Marcelo Velasco Nascimento Albernaz, Mei Lin Lopes Wu Bandeira, Paulo Ricardo de Souza Cruz, Rafael Leite Paulo e Waldemar Claudio de Carvalho.

    Também compuseram o grupo os servidores Algea Cristina Silva de Almeida, Cristiane Aguiar Quintão, Daniela Esteves da Silva, Eloína Correa Gomes Moreira de Mendonça Telho, Ênia Santana da Silva, Guilherme Fernandes da Guarda, Janiamar Fernandes de Sousa e Simone Alcantara Puttini Calza.

    Na primeira etapa da Correição, ocorrida de 18 de novembro a 10 de dezembro de 2019, a desembargadora e sua equipe visitaram as Subseções Judiciárias de Feira de Santana, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Eunápolis e Teixeira de Freitas.

    Já no período de 19 a 30 de janeiro de 2020, quando foram retomados os trabalhos, foi a vez de as Subseções Judiciárias de Vitória da Conquista, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Paulo Afonso, Campo Formoso e Irecê receberem a corregedora e os magistrados, que conheceram as instalações das unidades no intuito de compreender demandas, trocar experiências, gerar aproximação entre as instâncias e contribuir para o aprimoramento da prestação de serviços jurisdicionais.

    Durante o encerramento da Correição da Bahia, que foi a última da gestão de Maria do Carmo Cardoso como corregedora regional, a magistrada falou sobre os dois anos que esteve à frente da Corregedoria Regional da 1ª Região (Coger), descrevendo a função como uma riqueza agregada à vida. “As visitas que fiz trouxeram para mim riqueza indescritível que eu pretendo deixar registrada no Tribunal para que a próxima gestão tenha acesso a essa base de dados e possa desenvolver a administração”, afirmou a magistrada, explicando que deixará um banco de memórias sobre as visitas feitas nas unidades judiciárias dos 13 estados e do Distrito Federal durante o biênio 2018-2020.

    Ela descreveu, ainda, iniciativas adotadas durante a gestão, tais como a elaboração de provimentos e atos normativos que auxiliam no trabalho das unidades; a digitalização de processos, que resultará na eliminação de acervo físico e liberação de espaços, e o desenvolvimento de banco com mais de um milhão de sentenças.

    Na ocasião, a desembargadora federal agradeceu aos magistrados e servidores que atuam na Justiça Federal da 1ª Região pelo trabalho prestado. “Foram momentos de muita emoção porque eu pude ver o quanto os nossos juízes e servidores são heróis, com toda situação de impossibilidade material e de restrição orçamentária, eles persistem. Atravessam adversidades, mas continuam firmes”, declarou Maria do Carmo Cardoso, aproveitando o momento para agradecer às Forças Armadas brasileiras e à Polícia Rodoviária Federal (PRF) pelo apoio no deslocamento durante as visitas às seccionais e subseccionais da 1ª Região.

    O juiz federal em auxílio à Corregedoria Bruno Apolinário afirmou que os resultados das correições são patrimônio da Justiça Federal para dar prosseguimento ao trabalho conduzido por Maria do Carmo nesses dois anos. “O trabalho realizado é um novo patamar que vai forçar as novas gestões a, pelo menos, se esforçarem para superar o nível ao qual a Corregedoria foi alçada”, ressaltou o magistrado.

    Em seu pronunciamento, o diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia em exercício, juiz federal Fábio Ramiro, agradeceu à equipe pelo trabalho realizado na Seccional e afirmou: “Tenho certeza de que nos relatórios da Correição Geral Ordinária realizada na Bahia nós teremos grandes e boas sugestões para o aperfeiçoamento dos nossos serviços judiciais”.

    Além de os magistrados que compuseram a equipe de correição na SJBA também participaram da videoconferência a juíza federal em auxílio à Corregedoria Maria Cecília de Marco Rocha e os juízes federais atuantes na Seção Judiciária da Bahia e nas 15 Subseções vinculadas à Seccional.

    O encerramento dessa Correição se diferencia pelo fato de a conclusão dos trabalhos ter ocorrido no interior do estado da Bahia, ao passo que em outras correições a finalização se deu na sede do TRF 1ª Região.

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3251
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/institucional-coger-encerra-trabalhos-correicionais-na-secao-judiciaria-da-bahia-e-finaliza-visitas-as-unidades-judiciarias-da-1a-regiao/804677012

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)