Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    INSTITUCIONAL: Conheça os magistrados que vão assumir o comando do maior TRF do País a partir desta sexta-feira

    Os novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para o biênio 2020-2022 tomam posse nesta sexta-feira, dia 17 de abril, às 16h, na sede do Tribunal, em Brasília/DF. Em razão das medidas temporárias adotadas pelo TRF1 de prevenção e redução de riscos de disseminação e contágio do novo coronavírus, o ato de posse acontecerá com presença mínima de pessoas e será transmitido em tempo real pelo sistema de transmissão de julgamentos, no portal do TRF1, por meio da ferramenta Teams e também pelo canal oficial do Tribunal no Youtube.

    Na ocasião, o desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes será empossado como presidente do TRF1. No cargo de vice-presidente, assumirá o desembargador federal Francisco de Assis Betti, e como corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, a desembargadora federal Ângela Maria Catão Alves.

    Para assistir ao evento em tempo real, basta acessar a página do Tribunal na internet e clicar no banner da posse, o ícone Transmissão de Julgamento, no portal ou o canal do Tribunal no youtube. Os links estarão ativos somente no dia 17 de abril, a partir das 15h30.

    Conheça um pouco da carreira dos magistrados que estarão à frente do maior dos cinco Regionais do Brasil pelos próximos dois anos:

    Presidente eleito I’talo Fioravanti Sabo Mendes

    Natural deDiamantino-MT, o desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes tomou posse como desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em 07 de agosto de 1998 pelo quinto constitucional. Bacharelou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1983; realizou Mestrado em Direito e Estado pela UnB, em 1987, e Doutorado em Direito, Estado e Constituição, também pela UnB, em 2008.

    Iniciou sua carreira como advogado militante, tendo sido advogado da Consultoria Jurídica do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) entre 1983 e 1984. Em 1º/10/1984 tomou posse como procurador regional da República com exercício na Procuradoria da República do Distrito Federal. Foi membro da delegação brasileira que negociou os termos do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Reino Unido, em Londres, de 23 a 25 de fevereiro de 1994. Até o ano de 1998 exerceu o cargo de procurador regional da República da 1ª Região e atuou também na Procuradoria-Geral Eleitoral.

    No Tribunal Regional Federal da 1ª Região, foi coordenador-geral dos Juizados Especiais Federais, membro do Conselho de Administração, vice-diretor da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e diretor da Revista do Tribunal Regional da 1ª Região. Exerceu, ainda, no TRF1, a Presidência da Segunda Seção e a Presidência da Quarta e da Oitava Turmas, foi membro do Comitê Gestor da Justiça Federal, da Comissão de Jurisprudência e da Comissão Permanente de Regimento do TRF 1ª Região. Exerceu, no biênio 2016-2018, o cargo de vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

    Atuou de 2014 a 2016, como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. I´talo Mendes também é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), onde ministra as disciplinas Teoria Geral do Processo e Processo Civil, e professor da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf).

    Vice-presidente eleito Francisco de Assis Betti

    Natural de Belo Horizonte-MG, o desembargador federal Francisco de Assis Betti tomou posse como desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em 17 de setembro de 2007, promovido pelo critério de antiguidade. O magistrado é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília e doutor em Ciências Penais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

    Dentre as atividades profissionais exercidas, foi técnico em Contabilidade, advogado em Belo Horizonte, procurador da República nos anos de 1980 a 1987, juiz federal titular das Varas Federais de Petrolina/PE e de Juiz de Fora/MG. Foi também juiz federal convocado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região nos períodos de agosto/1998 a abril/2000 e de agosto/2002 a dezembro do mesmo ano. Exerceu o cargo de diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, de janeiro/2003 a maio/2004. Integrou até 22/08/2007 o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. É autor de vários trabalhos jurídicos, dentre eles o livro "Aspectos dos Crimes Contra o Sistema Financeiro no Brasil", editado pela Livraria Del Rey Editora Ltda.

    Corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região eleita Ângela Maria Catão Alves

    Natural de Belo Horizonte-MG, a desembargadora federal Ângela Maria Catão Alves tomou posse como desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em 19 de novembro de 2009 pelo critério de antiguidade. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se licenciou, em 1975, nas áreas de Direito e Legislação na Universidade Católica de Minas Gerais. Especializou-se em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas/MG.

    Foi procuradora da República no período de 1982 a1984. Tomou posse no cargo de juiz federal em 05/09/1984. A magistrada atuou como membro suplente e membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em diferentes períodos entre 1992 e 1999. Foi professora de Direito Tributário e de Direito Civil da Faculdade de Direito Milton Campos, em Belo Horizonte, e diretora do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais no período de 1993 a 1995.

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/institucional-conheca-os-magistrados-que-vao-assumir-o-comando-do-maior-trf-do-pais-a-partir-desta-sexta-feira/831515005

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)