Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    INSTITUCIONAL: Magistrados do TRF1 participam de lançamento do Anuário da Justiça Federal

    Na última quarta-feira, 21 de novembro, o desembargador federal Néviton Guedes e o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) da 1ª Região, juiz federal convocado Newton Ramos, estiveram presentes no lançamento da edição 2019 do Anuário da Justiça Federal. Na ocasião, também foi lançado o Brazil Justice Yearbook 2018, versão em inglês do Anuário da Justiça Federal 2018 com perfis dos magistrados do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores.

    A cerimônia aconteceu no mezanino do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e contou com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha; do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffol; do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, de outros magistrados, advogados e personalidades do mundo jurídico.

    O desembargador federal Néviton Guedes destacou a importância da publicação para o aprimoramento da prestação jurisdicional e a aproximação do Judiciário com a sociedade. “A sociedade como um todo e o Judiciário em especial têm muito a agradecer ao ConJur pela iniciativa do Anuário da Justiça. Do lado do Judiciário, permite que sejamos mais conhecidos pela sociedade. Ao mesmo tempo, facilita muito o trabalho do profissional que busca o Judiciário e muitas vezes precisa conhecer os agentes com os quais ele terá contato. Como leitor e sendo radiografado, fico muito feliz pelo trabalho de alta qualidade”, afirmou.

    O Anuário - Produzido pela revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur), o Anuário da Justiça Federal 2019 apresenta, além de o perfil de todos os desembargadores federais, a composição dos tribunais, suas especificidades e as principais decisões tomadas no último ano. Agora, a publicação apresenta o “Placar de Votação”, uma visão de como se posicionam os desembargadores federais e os colegiados no julgamento de temas de grande repercussão e com alto número de processos em tramitação.

    A publicação aborda, ainda, o desafio enfrentado pela Justiça Federal, que se encontra em fase de adaptação: com restrições orçamentárias cada vez maiores, aposta na evolução tecnológica e na consolidação do processo eletrônico para aumentar sua eficiência. O cenário é enfrentado nas cinco regiões da Justiça Federal.

    Reportagem da publicação mostra, também, os efeitos da utilização do incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), inovação trazida pelo Código de Processo Civil de 2015 e que, dois anos após sua entrada em vigor, ainda divide opiniões no âmbito da Justiça Federal: por sua aplicação, sua velocidade de tramitação e, principalmente, em relação à deferência prestada pela Justiça Federal à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    O Anuário já está à venda na Livraria ConJur. A versão on-line está disponível no aplicativo "Anuário da Justiça", que pode ser baixado na App Store e na Play Store.

    A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) enviará exemplares do Anuário aos gabinetes e unidades do TRF1.

    Com informações da revista eletrônica Consultor Jurídico

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3251
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/institucional-magistrados-do-trf1-participam-de-lancamento-do-anuario-da-justica-federal/650667794

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)