Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    INSTITUCIONAL: Projeto Victor – de inteligência artificial – entra em funcionamento no STF

    A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, anunciou ao fim da sessão plenária da última quinta-feira, 30 de agosto, que já está em funcionamento o Projeto Victor, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para aumentar a eficiência e a velocidade de avaliação judicial dos processos que chegam ao Tribunal. Desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o projeto é o mais relevante no âmbito acadêmico brasileiro relacionado à aplicação de IA no Direito.

    Explicou a ministra que a ferramenta será utilizada na execução de quatro atividades: conversão de imagens em textos no processo digital; separação do começo e do fim de um documento (peça processual, decisão, etc.) em todo o acervo do Tribunal; separação e classificação das peças processuais mais utilizadas nas atividades do STF e identificação dos temas de repercussão geral de maior incidência.

    Segundo informou a presidente, os testes com processos envolvendo repercussão geral foram iniciados com 27 temas mais recorrentes no Tribunal, representando 60% do total de temas regularmente identificados. Ela esclareceu que atualmente o nível de precisão na triagem é de 84%, mas que atingirá 95% no próximo mês.

    A magistrada ressaltou que o trabalho de conversão de imagens em texto, por exemplo, que um servidor executa em três horas, será feito em cinco segundos com a nova ferramenta. Salientou que o sistema possibilitará melhor aproveitamento de recursos materiais e humanos do Tribunal, acelerando a análise dos processos e reduzindo o congestionamento na admissibilidade dos recursos nos tribunais de origem, auxiliando o Poder Judiciário a cumprir sua missão em diversas instâncias.

    Carmen Lúcia destacou, ainda, que para classificar e analisar 42 mil processos que chegaram ao STF no primeiro semestre seriam necessárias quase 22 mil horas de trabalho de servidores e estagiários. Lembrou, ainda, que o tempo que os servidores dedicavam a essas tarefas de classificação, organização e digitalização dos processos agora será transferido para etapas mais complexas do processamento judicial. “Acho que com isso iniciamos outra etapa, que é a de aprimoramento do que temos e, principalmente, de celeridade no julgamento dos processos".

    O nome do projeto, Victor, é uma homenagem a Victor Nunes Leal (falecido), ministro do STF de 1960 a 1969, autor da obra “Coronelismo, Enxada e Voto” e principal responsável pela sistematização da jurisprudência do STF em súmula, o que facilitou a aplicação dos precedentes judiciais aos recursos.

    Fonte: STF

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/institucional-projeto-victor-de-inteligencia-artificial-entra-em-funcionamento-no-stf/620659166

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 6 anos

    Ministra Cármen Lúcia anuncia início de funcionamento do Projeto Victor, de inteligência artificial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)