Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    INSTITUCIONAL: Seção Judiciária do Amapá realiza I Curso de Formação de Conciliadores Voluntários

    O Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária do Amapá (Cejuc/SJAP) promoveu, no período de 27 a 31 de maio, o primeiro Curso de Formação de Conciliadores Voluntários da Seccional.

    A ação contou com 25 candidatos a conciliadores voluntários que, após concluírem as etapas da formação, poderão atuar como mediadores, aplicando técnicas de solução de conflitos em demandas judiciais da Seccional amapaense.

    O curso teórico, ministrado pelas palestrantes Geovana Faza da Silveira, diretora do Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc) da Subseção Judiciária de Juiz de Fora/MG, e Márcia Elizabeth dos Santos, diretora do Cejuc da Subseção Judiciária de Uberlândia/MG, abordou noções de comunicação não violenta, teoria do conflito e técnicas de negociação com ênfase no caráter psicológico, além de a prática institucional aplicada à legislação vigente.

    “Queremos interromper essas etapas de competição, desse jogo de ‘perde e ganha’, para formação e elaboração de consenso, construção de cultura de paz. Para que eles (os voluntários) possam espalhar essa semente de conciliação”, afirmou Geovana Faza.

    Novos conciliadores são profissionais de diversas áreas, tais como Teologia, Pedagogia, Psicologia, servidores da Justiça Federal, advogados e bacharéis em Direito. “Eles aprenderam as técnicas para aplicá-las nas sessões de conciliação, que é o acolhimento e o envolvimento, além de as técnicas para estarem atentos às causas”, explicou Márcia Elizabeth.

    O encerramento do curso teórico contou com a participação da juíza de Direito Larissa Noronha e da promotora de Justiça Silvia Canela que compartilharam experiências da Justiça restaurativa aplicada no município de Santana/AP, onde a mediação de conflitos é aplicada e que ajuda a melhorar a realidade social daquela localidade, principalmente com jovens e famílias em vulnerabilidade.

    Depois de o curso teórico, começará a parte prática por meio do estágio supervisionado para que os conciliadores voluntários possam concluir a preparação e iniciar os trabalhos de conciliação.

    A realização do curso foi possível graças aos esforços orçamentários do TRF1, ao empenho do coordenador do Cejuc da SJAP, juiz federal Leonardo Hernandez Santos Soares, e do Sistema de Conciliação da 1ª Região (SistCon), coordenado pelo desembargador federal Cândido Ribeiro.

    Fonte: Secos/SJAP

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3251
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/institucional-secao-judiciaria-do-amapa-realiza-i-curso-de-formacao-de-conciliadores-voluntarios/718763365

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)