Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    INSTITUCIONAL: TRF 1ª Região investe no descarte ambientalmente correto

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região já está colocando em prática o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), em cumprimento à Lei Distrital nº 5.610/2016. E para que todos conheçam o trabalho desenvolvido pelas diversas unidades do Tribunal que atuam na gestão socioambiental, a partir desta segunda-feira, dia 9 de abril, começa a campanha que visa conscientizar todo o corpo funcional do TRF1 da necessidade de se envolver com a destinação correta do lixo produzido dentro do órgão.

    O impacto negativo que o manejo inadequado dos resíduos sólidos pode causar ao meio ambiente é uma preocupação antiga do Tribunal, que já atua na gestão socioambiental desde 2008, quando instituiu a coleta seletiva no âmbito do órgão.

    A criação do PGRS, mais que obrigatória para os grandes geradores de lixo, considerados aqueles que produzam mais de 120 litros de resíduos sólidos similares aos domiciliares, aí incluídos os órgãos públicos, convida cada pessoa a se responsabilizar pelo destino de tudo que consome e produz. Não basta se restringir a jogar o lixo na lixeira, pois o ônus do descarte desses materiais será custeado pelos respectivos geradores desses resíduos.

    E nestes tempos de severa restrição orçamentária, o gerenciamento adequado desses itens é primordial para que o custo dessa contratação não traga impactos negativos ao orçamento do TRF1.

    O PGRS demanda adequação das estruturas do Tribunal e criação de uma cultura institucional para segregação e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos, envolvendo não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e destinação final desses resíduos.

    Os resíduos orgânicos, recicláveis ou provenientes de obras e construções são o foco da campanha, pois esses nem sempre são gerenciados da maneira correta. É preciso que haja coleta seletiva eficiente, local de armazenamento identificado e transporte correto desses materiais.

    O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos está alinhado à Meta 7 (ampliar a destinação de materiais diversos para reciclagem até 2020) do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRF1, que foi instituído em 2016 como instrumento vinculado ao Planejamento Estratégico e com o propósito de determinar e acompanhar práticas de sustentabilidade, qualidade de vida e racionalização de recursos que propiciem mais eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho.

    Com a campanha, espera-se que magistrados, servidores, prestadores de serviços e estagiários abracem esta causa, mudem hábitos e incluam em suas rotinas o descarte correto de resíduos e as novas práticas de coleta seletiva.

    A efetividade do PGRS/TRF1 depende de cada um de nós!

    A coleta seletiva é responsabilidade de todos. Mude seus hábitos!

    Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do TRF 1ª Região
    Programa Gestão Sustentável


    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3251
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/institucional-trf-1a-regiao-investe-no-descarte-ambientalmente-correto/564325287

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)