Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Instituição de ensino de Oiapoque terá que devolver notas promissórias exigidas de alunos

    A Promotoria de Justiça da Comarca de Oiapoque, através do promotor de Justiça Alexandre Monteiro, expediu uma recomendação para o Instituto de Educação Fontoura Azevedo Fontaz. A medida deu-se após instauração de procedimento interno para investigar violação às normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    A instituição estava exigindo dos alunos, matriculados no curso de Pedagogia, a assinatura de notas promissórias como forma de garantir o pagamento de mensalidades futuras, quando o serviço sequer teria sido prestado. Em alguns casos, apesar da Fontaz cobrar suas mensalidades via boleto bancário, a mesma também recolheu a assinatura de notas promissórias dos alunos, chegando inclusive, a executar tais títulos, mesmo estando quitado o valor das mensalidades.

    A recomendação determina que a Instituição devolva todas as notas promissórias exigidas dos alunos residentes no município, no prazo máximo de 30 dias, assim como, o impedimento de adotar tal prática em contratos futuros. De acordo com o promotor de Justiça de Oiapoque, Alexandre Monteiro, os consumidores foram orientados a buscar, em juízo, a devolução em dobro das cobranças indevidas.

    O Ministério Público aguardará o cumprimento da recomendação pela instituição de ensino, já que entende que a conduta adotada é abusiva, na medida em que exige vantagem manifestamente excessiva dos consumidores. Do contrário, será ajuizada a medida judicial para resguardar os direitos dos alunos, afirmou o promotor de Justiça Alexandre Monteiro.

    SERVIÇO:

    Aline Lima

    Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

    Contato: (96) 3198-1616/8121-6478 Email: asscom@mp.ap.gov.br

    • Publicações1181
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituicao-de-ensino-de-oiapoque-tera-que-devolver-notas-promissorias-exigidas-de-alunos/2257623

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)