Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Instituída data comemorativa aos 100 anos da Guerra do Contestado

    Foi aprovado, por unanimidade, na tarde desta quarta-feira (30), em sessão ordinária no Plenário da Assembleia Legislativa, o PL nº 318/2011, de autoria do deputado Neodi Saretta (PT), que institui o dia 22 de outubro de 2012 como a data do centenário da Guerra do Contestado.

    O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares, dos poderes federal e estadual, e terminou em massacre e rendição em massa dos sertanejos que, embora tivessem sido motivados pelas primeiras vitórias, não puderam resistir à superioridade bélica das forças repressivas.

    Com o fim da Guerra, Paraná e Santa Catarina chegaram a um acordo sobre a Questão dos Limites e a colonização da região foi intensificada. Surgiram as primeiras cidades e uma cultura regional começou a ser delineada. A economia extrativista da erva-mate e da madeira foi cedendo lugar aos novos empreendimentos de processamento da matéria-prima.

    A modernização atingiu também a propriedade rural. A região passou a viver uma nova realidade socioeconômica e cultural. O desenvolvimento aconteceu a passos largos e preservou o espírito inconformista e empreendedor do homem do Contestado, que venceu as adversidades de uma região inóspita e conflitante e buscou por seus direitos.

    Conforme Saretta, “a lição está estampada na cultura e nas marcas que hoje se erguem por todo o território como marcos e referências turísticas porque resgatam um dos mais importantes episódios da história brasileira. Os fatos históricos e culturais inerentes à Questão do Contestado, associados à natureza e aos produtos da região, constituem importante roteiro turístico regional”. (Michelle Dias)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações136
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituida-data-comemorativa-aos-100-anos-da-guerra-do-contestado/2948069

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)