Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Instrução normativa estabelece regras para atuação do TCU em acordos de leniência

    De acordo com o sítio eletrônico do TCU, Instrumento está previsto na Lei Anticorrupção e foi objeto de acordo de cooperação técnica celebrado entre TCU, CGU, AGU e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    Publicado por Thiago Naves
    há 4 meses

    Resumo da notícia

    Fonte: Secom TCU em 21/02/2024

     De acordo com o repositório oficial de notícias do Tribunal de Contas da União, a Corte aprovou, nesta quarta-feira (21/2/24), instrução normativa que estabelece diretrizes para atuação do Tribunal nos acordos de leniência. As normas e procedimentos da instrução atendem ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado pelo TCU, CGU, Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Justiça e Segurança Pública em agosto de 2020, sob coordenação do Supremo Tribunal Federal (STF).

     A atuação do TCU, segundo as novas regras, vai ocorrer a partir do recebimento de informações oriundas da CGU/AGU no início e fim da fase de negociação, bem como após a assinatura do acordo de leniência. “Em todas essas fases o TCU tem, como contribuição para a CGU/AGU, a explicitação dos processos correlatos que estejam tramitando no Tribunal e possam ser eventualmente colocados na mesa de negociações pela CGU, sem que o TCU se coloque nas negociações, como estabelecido em lei”, explicou o relator do processo, ministro Benjamin Zymler.

     Em acordo com o conteúdo publicado, o "TCU não é responsável por firmar acordos de leniência anticorrupção. O acordo de cooperação técnica foi pactuado com o objetivo de definir diretrizes e ações relacionadas ao combate à corrupção, especialmente em relação aos acordos de leniência da Lei 12.846/2013 ( Lei Anticorrupcao). A instrução normativa foi elaborada a partir de grupo de trabalho constituído especialmente para a tarefa.

     O ministro-relator destacou ainda a relevância da regulamentação do acordo de cooperação para o cenário anticorrupção no país. “Isso faz surgir, no âmbito institucional, um grande sistema brasileiro de combate à corrupção. Agora envolve um processo com múltiplos atores, com cada um sabendo exatamente o que fazer, quando fazer, e o objetivo final da atuação do TCU, da CGU e da AGU”.

     O ministro da CGU, Vinicius Carvalho, ressaltou a importância da cooperação entre as instituições. “Faremos um esforço enorme na CGU para inserir nas nossas negociações as preocupações do TCU para que, quando assinarmos um acordo de leniência, ele seja feito em um ambiente de previsibilidade e segurança jurídica. É isso que vai gerar capacidade de realizar novos acordos de leniência e incentivar que as empresas nos procurem”, analisou".

    Fonte: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/instrucao-normativa-estabelece-regras-para-atuacao-do-tc...

    Comentário deste Subscritor: O TCU, com a referida publicação, deu importante passo na consolidação dos acordos de leniência dentro da prática anticorrupção na República, de forma a evitar que os mesmos venham a ser anulados no futuro, por força de divergências processuais, muitas vezes com forte apelo político. Parabéns ao TCU por essa importante iniciativa!

     A Expertise na área dos Acordos Públicos, sejam eles de leniência, Termos de Ajustamento de Conduta ou até mesmo de Não Persecução Penal, é sempre muito importante para garantir o pleno sucesso das decisões neles tomadas. Os Colegas Advogados que busquem auxílio e parceria em tais gestões poderão sempre contar conosco!

    E-mail de contato: thiagonaves@gmail.com

    • Sobre o autorAdvocacia não é uma simples profissão, sim um Ministério.
    • Publicações78
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instrucao-normativa-estabelece-regras-para-atuacao-do-tcu-em-acordos-de-leniencia/2177524912

    Informações relacionadas

    Wander Fernandes, Advogado
    Artigoshá 4 meses

    Instituto da Interdição e da Curatela sob a ótica do STJ (de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão/ Estatuto da Pessoa com Deficiência)

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 4 meses

    Divulgação permanente do edital de credenciamento de leiloeiros só é obrigatória após nova Lei de Licitações

    Edson Miranda, Servente de Obras
    Notíciashá 3 anos

    Libidgel cuidado com Golpe leia este artigo Antes de comprar?

    Vinhas Advogados Associados, Advogado
    Notíciashá 4 meses

    O STJ e a cláusula de limitação de responsabilidade em contratos empresariais

    Willian Savio, Advogado
    Notíciashá 4 meses

    União Europeia retira Bahamas da Lista Negra de Paraísos Fiscais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)