Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Internautas são contra privatização de sistema prisional

    Enquete realizada pelo Portal da Assembleia Legislativa, entre os dias 24 de 30 de janeiro, questionou se o sistema prisional deve ser privatizado.

    A maioria (90%) dos internautas rechaça a privatização dos presídios como solução para os problemas que enfrentam, uma vez que as experiências mal sucedidas demonstram que o Estado não pode se omitir da gestão prisional. Outros 8.8% se manifestaram a favor, alegando que não há como o Estado arcar com tantas tarefas. Já 1.1% prefere não opinar.

    O deputado Ferreira Aragão (PDT) concorda com a maioria dos que responderam a enquete. “Sou totalmente contra a privatização”, afirma. Para ele, só quem leva vantagem é a empresa. “É uma maneira de ganhar dinheiro em cima do governo brasileiro. Toda privatização tem roubo no meio”, avaliou.

    O deputado Ely Aguiar (PSDC) disse que o sistema carcerário brasileiro atingiu “o fundo do poço, quase nada funciona”. Para o parlamentar, a privatização pode ser uma alternativa, entretanto, defende a ocupação do preso através do trabalho. “O apenando deve trabalhar para custear suas despesas, a sociedade não tem responsabilidade de pagar essa “estadia", isso custa caro ao bolso do contribuinte e aos cofres públicos”, pondera.

    Para o deputado Renato Roseno (Psol), a privatização não funciona. “O que precisamos é ampliar penas alternativas e alternativas não privativas de liberdade”. Conforme o parlamentar, a privatização de presídios está sendo rejeitada em vários países porque é baseada na manutenção de elevados contigentes penintenciários. “A remuneração das empresas é per capita, o que gera um ciclo vicioso para manter crescente a população carcerária”, argumenta. Na avaliação dele, precisa-se de estratégias de prevenção e mediação de conflitos que reduzam a pressão sobre o sistema penal.

    O presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Francisco Carlos Garisto se disse contrário a esse tipo de privatização. “Essa responsabilidade é constitucionalmente do Estado. Não se terceiriza obrigações constitucionais. Não se pode privatizar obrigações estatais. O que precisa é uma remodelação no sistema prisional, que está falido e esquecido.”, ressalta.

    LS/AP

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/internautas-sao-contra-privatizacao-de-sistema-prisional/423739799

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)