Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Inválido critério de desempate nas promoções de servidores da Polícia Civil do RS

    Publicado por Correio Forense
    há 11 anos

    Criação de fator de diferenciação para fixação do critério de desempate, tomando por base unicamente o local de trabalho do policial, é tratamento não equânime entre servidores.

    Esse foi o entendimento dos Desembargadores do Órgão Especial do TJRS ao julgarem uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra parte do decreto estadual que regulamenta as promoções dos servidores da Polícia Civil no RS. A decisão é dessa segunda-feira (17/6).

    Caso

    A ADIN foi proposta pela Procuradoria-Geral de Justiça, que afirma que a legislação em questão dá tratamento diferenciado aos policiais civis que exercem funções nos quadros da Polícia Civil em relação aos demais que exercem as atividades em outros órgãos e instituições do serviço público estadual.

    Em defesa, o Executivo Estadual informou que a fixação de critério de desempate objetivo, priorizando servidor que permaneceu mais tempo atrelado aos afazeres próprios do cargo, na própria Polícia Civil ou na Secretaria de Estado que a gere, está inserida no contexto da possibilidade de escolha administrativo-legislativa.

    Julgamento

    O relator do processo foi o Desembargador Alexandre Mussoi Moreira, que votou pela procedência da ADIN.

    Segundo o magistrado, a legislação em questão fere os princípios da impessoalidade e igualdade. Também afirmou que o ato administrativo de cedência de servidor policial a outros órgãos deve ter por base o interesse público.

    No voto, o relator destacou ainda que o fator de diferenciação adotado para fixar o critério de desempate tem por base unicamente o local de trabalho do servidor policial.

    Nesse contexto, tal regramento se distancia do interesse público que deveria prestigiar, já que premia servidores que atuaram em órgãos da Polícia Civil ou da Segurança Pública, violando o princípio da razoabilidade, em detrimento dos servidores policiais que exercem a mesma atividade em órgãos estranhos aos mencionados, afirmou o Desembargador.

    Por unanimidade, os Desembargadores do Órgão Especial acompanharam o voto do relator.

    ADIN nº 70052184397

    Fonte: TJRS

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações131
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/invalido-criterio-de-desempate-nas-promocoes-de-servidores-da-policia-civil-do-rs/214501787

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX RS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)