Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    IRB celebra 40 anos da Declaração de Lima

    Publicado por Instituto Rui Barbosa
    há 6 anos

    O presidente do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio, participou, a convite dos organizadores, da Comemoração dos 40 anos da Declaração de Lima, que ocorreu no dia 05 de dezembro, em Lima/Peru. O evento, organizado pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) e pela Contraloría General del Perú, celebrou os 40 anos deste importante documento – a Carta Magna das Instituições de Controle – firmado durante a IX INCOSAI em 1977.

    A Declaração de Lima estabeleceu os princípios que duraram ao longo do tempo e que, por sua vez, foram reconhecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) através da Resolução 66/209 "promoção da eficiência, prestação de contas, efetividade e transparência da administração pública através do fortalecimento das instituições de auditoria supremas",e da Resolução 69/228"promoção e promoção da eficiência, prestação de contas, efetividade e transparência da administração pública através do fortalecimento das instituições de auditoria supremas".

    Segundo os organizadores o evento pretendeu, ainda, ajudar os titulares das entidades de controle a refletir sobre os progressos realizados pelos seus países em termos de prestação de contas, eficácia e transparência da administração pública.

    Durante o processo de preparação da Declaração de Lima a INTOSAI buscou estabelecer o princípio da independência bem como o princípio do profissionalismo das instituições de controle. Dr. Hubert Weber, ex diretor geral do Tribunal de Contas da Austria e Presidente do Tribunal de Contas Europeu durante muitos anos, é considerado um dos pais do documento. No evento de comemoração dos 40 anos da Declaração de Lima ele apresentou uma publicação que mostra, de forma clara e objetiva, a intenção e o objetivo deste fundamental documento.

    Presidente do IRB entrega a homenagem “ Pais Fundadores dos Tribunais de Contas” ao Dr. Hubert Weber. Estava presente no momento da homenagem o Vice Presidente do TCESC, Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

    Segundo o Controlador Geral da República do Peru, Sr. Nelson Shack, a Declaração de Lima é a pedra angular do marco normativo da INTOSAI e dos princípios que regem o trabalho fundamental de todas as instituições de controle no mundo.

    De acordo com a Presidente do Tribunal de Contas da Austria y Secretaria Geral da INTOSAI, Dra. Margit Kraker, a INTOSAI – plataforma independente para o intercâmbio de conhecimentos e experiências e porta-voz das instituições de controle na comunidade internacional – começou, com a Declaração de Lima, sua história de sucesso, determinando de forma sustentável o futuro caminho das instituições de controle como modelos da transparência e responsabilidade no sentido da Agenda de 2030.

    Clique aqui e acesso ao documento na integra:

    Declaração de Lima

    • Publicações1375
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/irb-celebra-40-anos-da-declaracao-de-lima/534864696

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)