Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Isaac de Oliveira e crianças expõem no Tribunal de Justiça

    Com o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes, desenvolver a imaginação, criatividade, concentração e expressão artística, e trabalhar a coordenação motora, a Coordenadoria da Infância e Juventude criou o projeto “Releitura de Artes nos Abrigos”, em que as crianças em situação de acolhimento fizeram uma releitura das obras de Isaac de Oliveira.

    Na abertura da exposição, realizada hoje (2) no espaço cultural Marilza Lúcia Fortes, no Tribunal de Justiça, o presidente do TJMS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, agradeceu à disponibilidade do artista em receber as crianças em seu ateliê. “Se todos os profissionais se colocassem à disposição para mostrar às crianças seu trabalho, investindo em quem efetivamente fará algo amanhã, contribuiriam para um mundo melhor”.

    A Desª. Maria Isabel de Matos Rocha, Coordenadora da Infância e Juventude em MS, também agradeceu a Isaac de Oliveira a maneira como ele atendeu as crianças e afirmou, em razão do sucesso dessa experiência, a Coordenadoria da Infância e Juventude pretende estendê-la as demais instituições de acolhimento da Capital.

    Os artistas responsáveis pela releitura das obras também estavam presentes à abertura da mostra e demonstraram grande entusiasmo com a experiência. Para Nathália Ferreira de Souza, que tem 12 anos e cursa o 5º ano na Escola Municipal Arassuay Gomes de Castro, o que mais chamou sua atenção nas obras de Isaac de Oliveira foram as cores fortes utilizadas pelo artista.

    Conheça - Iniciado em junho de 2014, o projeto Releituras teve a participação de 40 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, das entidades SOS criança e Casa da Criança Peniel.

    De início, as crianças foram apresentadas ao livro "Acrílicos", uma compilação de algumas das obras de Isaac, e à biografia do artista. Depois, foram ensinadas acerca das técnicas de pintura e releitura.

    A etapa seguinte consistiu em um passeio ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), onde os futuros artistas observaram cores e detalhes dos animais que seriam reproduzidos nas telas. Outro ponto especial foi a visita à galeria de artes de Isaac de Oliveira para conhecer as obras originais do artista.

    A releitura das obras foi feita com base no livro Acrílicos, no entanto, também foram utilizados outros livros de apoio como Arara da Cidade, de Thiago Lopes Quevedo, e Para Encontrar o Azul Eu Uso Pássaros - O PANTANAL, do poeta Manoel de Barros.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/isaac-de-oliveira-e-criancas-expoem-no-tribunal-de-justica/137113529

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)