Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Isenção de quota condominial do síndico.

    há 4 anos

    “A isenção de quota condominial do síndico não configura renda para fins de incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física”. Esse é o entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Nesse caso, a dispensa do adimplemento das taxas condominiais concedida ao síndico pelo trabalho desempenhado não pode ser considerada pró-labore, rendimento e nem acréscimo patrimonial.

    Até porque a quota condominial é “obrigação mensal imposta a todos os condôminos para cobrir gastos necessários à manutenção de um condomínio, ou seja, é despesa, um encargo devido pelos condôminos por convenção condominial.”

    O Ministro Relator Napoleão Nunes Maia Filho, analisando a matéria, ressaltou que “renda, para fins de incidência tributária, pressupõe acréscimo patrimonial ao longo de determinado período, ou seja, riqueza nova agregada ao patrimônio do contribuinte. A quota condominial, contudo, é obrigação mensal imposta a todos os condôminos para cobrir gastos necessários à manutenção de um condomínio, ou seja, é despesa, um encargo devido pelos condôminos por convenção condominial. Assim, a dispensa do adimplemento das taxas condominiais concedida ao Síndico pelo labor exercido não pode ser considerada pró-labore, rendimento e tampouco acréscimo patrimonial, razão pela qual não se sujeita à incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física, sob pena, inclusive, de violar o princípio da capacidade contributiva. Não se verifica, de fato, qualquer alteração entre o patrimônio preexistente e o novo, inexistindo ingresso de riqueza nova em seu patrimônio que justifique a inclusão do valor correspondente à sua quota condominial como ganho patrimonial na apuração anual de rendimentos tributáveis”.

    www.margottopedreiradefreitas.com.br

    www.germanomargotto.com.br

    * Fonte: Informativo n. 0662 do STJ, publicado em 31 de janeiro de 2020.

    • Publicações40
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/isencao-de-quota-condominial-do-sindico/861407988

    Informações relacionadas

    Douglas Brandão do Nascimento, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Aspectos legais práticos da taxa condominial

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Por causa do Covid-19, perdi tudo e, graças a Deus, encontrei meu sorriso novamente. Foi graças ao Sr. Pierre Michel Combaluzier que recebi um empréstimo de 65.000€ e dois de meus colegas também receberam empréstimos deste homem sem dificuldades. É com o Sr. Pierre Michel Combaluzier que a vida sorri para mim novamente: ele é um homem de coração simples e muito compreensivo. Aqui está o e-mail: combaluzierp443@gmail.com

    E-mail : combaluzierp443@gmail.com continuar lendo