Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Isolamento antichamas deve ser obrigatório em Mato Grosso

    A medida é reflexo da tragédia que aconteceu recentemente em uma danceteria na cidade de Santa Maria/RS, onde 239 pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas, algumas em estado grave. Um mês após o acidente, 22 jovens ainda continuam no hospital

    O episódio que vitimou centenas de pessoas, a maioria jovens, chocou a população brasileira e foi manchete nos principais jornais Brasil e do mundo. Em razão da tragédia, alguns estados decidiram fiscalizar os estabelecimentos fechados e averiguar se os mesmos possuem alvará de funcionamento, equipamentos de combate a incêndio e indicadores de saída de emergência. Preocupado com essa questão, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Mauro Savi (PR), apresentou o Projeto de Lei nº 24/2013 que obriga a utilização de espuma de isolamento acústico antichamas.

    A proposta determina ainda que seja feita a aplicação de aditivo de retardância de chamas em recintos fechados. O nosso intuito é inibir a ocorrência de incêndios em determinados ambientes. Infelizmente, no dia 27 de janeiro, domingo, nós acordamos com a triste notícia a respeito da tragédia ocorrida na boate Kiss. E para evitar que outros casos semelhantes aconteçam, decidimos criar uma proposta que exige modificações na estrutura de locais fechados, explicou Savi.

    Na justificativa do projeto, Savi defende que a utilização de isolamento antichamas, bem como a aplicação de aditivos de retardância de chamas em objetos como carpetes, cortinas, sofás, nas casas noturnas e similares, em muito contribuirá para a inibição de incêndios, avaliou.

    Na época do acidente, médicos especialistas apontaram que as vítimas tiveram asfixia mecânica e pneumonia química, em razão das faíscas de um sinalizador pirotécnico equipamento de uso proibido em ambiente fechado que teria atingido a espuma de isolamento acústico, proporcionando o incêndio no local. Em entrevista a um site de notícias, o diretor da Sociedade Paulista de Pneumologista, Ubiratan de Paula Santos explicou as causas dessa asfixia.

    Segundo o especialista, dois compostos químicos bastante comuns em espumas usadas em revestimentos acústicos e em plásticos de PVC como os de encanamentos - são os que oferecem mais riscos para o desenvolvimento da pneumonia química, fator capaz de provocar uma espécie de asma não alérgica para o resto da vida. Em alguns casos, os sintomas podem surgir três dias depois da exposição à fumaça química, como aconteceu com a estudante de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Ingrid Goldani. A jovem conseguiu sair ilesa da boate, mas apresentou sintomas três dias depois e foi encaminhada ao hospital em estado grave.

    Em relação à asfixia mecânica, médicos legistas que atenderam as vítimas de Santa Maria afirmaram que, a quantidade de fumaça inalada foi a grande causa das mortes. O que significa que, com o aumento de monóxido de carbono do ar, o gás tóxico toma o lugar do oxigênio no sangue. Quando o monóxido toma conta do sangue, o corpo não consegue fazer as trocas gasosas necessárias para o suporte da vida e morre, disse a coordenadora regional de perícia da área de Santa Maria/RS, Maria Ângela Zuccheto, em entrevista ao G1 de são Paulo/SP.

    Vale ressaltar que o projeto de lei apresentado pelo primeiro-secretário deve ser encaminhado à Comissão de Segurança Pública da Casa na próxima semana, em razão dos parlamentares definirem nessa quarta-feira (27) quem serão os membros das comissões permanentes.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    (65) 3313-6519 / 6507 / 8110-8484

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/isolamento-antichamas-deve-ser-obrigatorio-em-mato-grosso/100366741

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 11 anos

    Corte Especial deve julgar incidência de súmula em indenização por morte no Bateau Mouche

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)