Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Itapetininga recebe Audiência Pública do Orçamento 2019

    A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp realizou a 6ª Audiência Pública do Orçamento 2019 na cidade de Itapeva, Região Administrativa e Metropolitana de Sorocaba. A reunião aconteceu na Câmara Municipal, na segunda-feira (11/6). As reivindicações apresentadas referiram-se principalmente à saúde e à infraestrutura.

    Para o deputado Edson Giriboni (PV), presidente da audiência: "É uma oportu­nidade democrática, para que todas as lideranças e cidadãos possam se manifestar".

    Compuseram a mesa o vereador Mário Carneiro Neto (PPS) e o vice-prefeito de Itapetininga, coronel Josué Álvares Pintor (PDT), que considerou: "Quando se prepara o orçamento com maior antecedência, ouvindo o cidadão, a peça tende a ser muito mais inteligente e gratificante em relação à própria população".

    Sobre a discussão do orçamento, Jean Peres, representante do deputado Raul Marcelo (PSOL), disse: "Uma das questões a ser abordada é a captação de receitas. Há um simplismo tributário muito grande, o Estado é muito dependente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)" de que provêm cerca de 2/3 da receita prevista para 2019. Além disso, existe o problema das desonerações, que configuram um vazamento na captação de recursos. Temos de entender, temos de aumentar a transparência a respeito disso".

    Saúde

    Edson Giriboni defendeu a redis­tribuição do financiamento da área."Temos uma distorção muito grave no financiamento da saúde pública no país. Por exemplo, o Hospital de Itapetininga, que atende a toda a região, tem somente 20% do seu custo mensal financiado pela União; 37% vêm do Estado e 43% da prefeitura. Devido ao não reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), o governo federal, que deveria ser o grande financiador, acaba sendo o que menos contribui", disse.

    Mário Carneiro Neto criticou a construção do Hospital Estadual de Sorocaba Doutor Adib Domingos Jatene:"É uma obra não desnecessária, mas mal colocada. Seria muito melhor ter reforçado o que já existia em Sorocaba, e investir em um hospital regional menor em Itapetininga. É um absurdo o município ter de financiar 43% do orçamento de um hospital que atende a toda a região, mas não tem estrutura para fazê-lo. Não temos condições, mal conseguimos atender às emergências. Não é assim que se trata a população. Precisamos de leitos e da responsabilidade do Estado no Hospital de Itapetininga, que já funciona como regional".

    O vereador também solicitou a construção de um núcleo de atendimento ao câncer na cidade.

    Para Josué Pintor, é necessário repensar a destinação de verbas para a saúde."Nós trabalhamos no fio da navalha em matéria de finanças. O fato de o governo ter reduzido em 10% as verbas destinadas para a área da saúde, em 2017, é um problema muito grande. Em 2018, manteve-se uma diminuição de 5%, o que para nós ainda é muito alto. Esperamos que para 2019 haja um estudo e um reequilíbrio com relação às despesas e aos investimentos na área da saúde", falou.

    André Antonio Fonseca Diniz, diretor regional do Sindicato Único dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Sorocaba e Região (Sindsaúde), disse que a categoria vem sendo continuamente prejudicada pelo governo."Prova disso é o último reajuste, que tivemos após sete anos, de 3,5% - acima da inflação, mas apenas sobre o salário base. Existe um número muito grande de trabalhadores que ganham menos do que o salário mínimo estadual", explicou. Ainda segundo ele, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba precisa de investimentos em equipamentos e funcionários:" Hoje temos um déficit de 1000 trabalhadores ".

    Diniz também solicitou recursos para estruturar o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) em Sorocaba, de forma que os pacientes não precisem mais se deslocar a São Paulo. Sobre os contratos do governo com as Organizações Sociais de Saúde (OSS), criticou:"O processo de terceirização da saúde já demonstrou que não funciona. O governo investe cada vez mais nas OSS e menos nos seus equipamentos e funcionários, e os serviços não estão sendo prestados a contento".

    Infraestrutura

    Carneiro Neto solicitou mais patrulhas e maquinário básico para manutenção das estradas rurais, além da construção de um viaduto no acesso a Itapetininga e melhorias e segurança nas duas entradas da cidade.

    Darci Figueira dos Santos Júnior, presidente do Avante de Itapetininga, reivindicou o asfaltamento da estrada municipal Benedito Cardoso, no bairro de Capão Alto e o recapeamento da estrada vicinal que liga Angatuba ao distrito de Rechan.

    Outros

    Darci Júnior solicitou a instalação de um sistema eletrônico de segurança com câmeras na EE Modesto Tavares Lima, que atende à comunidade do Taboãozinho." É uma região com tráfico de drogas constante, inclusive dentro da unidade escolar ", justificou.

    Além disso, indicou a construção de um prédio para a instalação de uma unidade policial no distrito de Alexandre e de um alojamento na unidade terapêutica Carvalho de Justiça, no município de Bofete.

    Paulo Dias, representante do deputado Teonílio Barba (PT), sugeriu a criação de políticas urgentes de transferência de renda e de geração de emprego.

    De acordo com Giriboni, as audiências do orçamento trazem retornos à população. O deputado citou a duplicação do trecho entre Itapetininga e Ourinhos da rodovia Raposo Tavares como um resultado desse trabalho - pois foi reivindicada em vários encontros anteriores e agora está em execução.

    " Esse espaço é muito importante para conhecer as particularidades de cada região, O Estado de São Paulo tem uma heterogeneidade muito grande, há muita diferença na distribuição de recursos ", disse Josué Pintor.

    Para Carneiro Neto,"é uma pena ver que a população não compareceu. Temos aqui presenças de qualidade, mas a população tinha de participar mais, aproveitar mais a oportunidade."

    Estiveram presentes o prefeito de Ribeirão Branco Mauro José Teixeira (PTB), o secretário de Finanças de Itapetininga Wagner de Souza e Eduardo Pires, representando o vereador de Itapetininga Eduardo Prando (PMDB).

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações219
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/itapetininga-recebe-audiencia-publica-do-orcamento-2019/588014146

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)