Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    IV ENCCCC traz temas atuais e relevantes

    há 15 anos

    Discutir as tendências da profissão e os temas que norteiam a educação superior no Brasil, em especial o papel do coordenador de curso na formação dos estudantes de Ciências Contábeis. A partir desse objetivo maior, o Conselho Federal de Contabilidade e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) vão realizar, nos dias 12 e 13 de março, no auditório do CFC, em Brasília (DF), o VI Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis (ENCCCC).

    Além dos coordenadores de cursos, também podem se inscrever professores, gestores e dirigentes pedagógicos das Instituições de Educação Superior (IES). As inscrições, ao custo de R$ 200,00, podem ser feitas acessando-se aqui .

    A cada edição, o ENCCCC vem se consolidando no calendário de eventos da classe devido ao alto nível técnico das discussões. Em 2006, foi realizado o primeiro Encontro, que reuniu cerca de 270 participantes de todo o País, número que se ampliou no evento do ano seguinte. Em agosto de 2008, a terceira edição ocorreu durante o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Gramado (RS).

    Temas em debate

    A programação, composta por variada e relevante gama de temas que envolvem a área, será aberta no dia 12 de março, às 8h30, pela presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Martonio Alves Coelho; e por autoridades nacionais convidadas para a solenidade.

    Em seguida, haverá a palestra magna "O papel dos coordenadores de curso em uma Instituição de Educação Superior (IES)". Esse tema visa levantar discussão a respeito da expectativa de empresários e de dirigentes de IES sobre o trabalho dos coordenadores de curso, enfocando a visão necessária a esses profissionais para ocupar a função de coordenar o curso acadêmica e administrativamente, ao mesmo tempo em que devem lidar com o corpo discente e docente associado à gestão das Instituições.

    O primeiro painel, às 10h30, terá como tema a questão: "Educação a distância em Ciências Contábeis é viável?". Para debater a realidade dos cursos a distância, assim como os novos paradigmas do ensino com a participação dos docentes e discentes numa realidade virtual, estarão presentes Francisco Villa Ulhôa Botelho e André Luiz Cordeiro Cavalti, respectivamente, diretor e coordenador da Universidade Católica de Brasília Virtual; e Nélio Herzmann, coordenador do curso de contabilidade a distância da Unisul (SC).

    "Enade 2009 - Curso de Ciências Contábeis" é o tema do painel que irá ocorrer às 14 horas. Para abordar diferentes aspectos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes foram convidados o coordenador-geral do Enade, Webster Spiguel Cassiano, e o professor da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) Valcemiro Nossa, membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Ciências Contábeis do Enade/MEC.

    Logo após, às 15h30, o professor Carlos Renato Theóphilo, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), vai proferir a palestra "A importância da pesquisa na formação do aluno de Ciências Contábeis". Na explanação do tema, o professor irá apresentar um panorama das principais estratégias de coleta, análise e difusão de dados e informações, tendo como abordagem conceitual-metodológica o paradigma da pesquisa qualitativa.

    Para as 16h30 está agendada a palestra "Uso de novas tecnologias no processo de aprendizagem à luz da gestão do conhecimento", com a professora Rose Mary Juliano Longo, coordenadora do curso de Gestão Estratégica do Conhecimento do Senac São Paulo. Ela vai abordar a utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem; as recentes tecnologias da comunicação e da informação na educação e as implicações pedagógicas e sociais desse uso; e, ainda, as ferramentas tecnológicas e a construção de recursos didáticos à luz da gestão do conhecimento.

    No dia 13 de março, a programação começa às 8h30, com o painel "Inserção de contabilidade internacional nas grades curriculares de Ciências Contábeis: principais desafios e cases de sucesso". O tema será exposto pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) e diretor administrativo da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Contabilidade (Anpcont), Jorge Katsumi Nyiama; pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) Nelson Carvalho; e pelo professor da Fucape e membro da delegação brasileira nas reuniões do International Standards os Accounting and Reporting (Isar) Fábio Moraes.

    O próximo tema - "Estratégias de comunicação em grupo" -, será abordado às 10h30, pela professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) Maria Helena da Nóbrega. A professora vai falar sobre as estratégias didáticas para atuação no ensino universitário, visando estimular a reflexão sobre os procedimentos éticos e atitudinais para as situações de sala de aula.

    "Crédito de carbono: emissão, comercialização e tratamento contábil" é o tema do painel que será realizado às 11h30. A abordagem será feita pela professora Maísa de Souza Ribeiro, autora do livro "Contabilidade Ambiental" (Editora Saraiva); e pela professora Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, autora do livro "Contabilidade Ambiental - uma informação para o desenvolvimento sustentável" (Editora Atlas).

    A programação continua às 14 horas, com a palestra "Ensino de contabilidade governamental/pública: mudanças" , a ser proferida pelo coordenador do curso de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Francisco Ribeiro.

    Outro tema bastante atual está agendado para as 15 horas. "Preparação do corpo docente diante do novo cenário: Sped e NF-e" é a palestra que será feita pelo contabilista e especialista em Tecnologia da Informação (TI) Homero Rutkowski. Na abordagem sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o palestrante pretende contribuir para a conscientização dos coordenadores sobre utilização dessa tecnologia em laboratório e sobre a importância dessa ferramenta na rotina dos futuros profissionais.

    Às 16 horas, o autor do livro "A Educação do Futuro e o Futuro da Educação", professor Pedro Demo, vai proferir palestra com o mesmo tema da obra. Ao enfocar a educação do futuro e o futuro da educação, o professor busca discutir os desafios da pedagogia e a sociedade alternativa.

    O último tema do IV ENCCCC será "O papel do ensino de contabilidade diante da crise mundial", às 17 horas. A conferência, a ser abordada por especialista de renome nacional, tem por objetivo mostrar a importância dos conteúdos interdisciplinares na formação do contador. O encerramento do Encontro está previsto para as 18 horas.

    • Publicações2812
    • Seguidores57
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1061
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iv-encccc-traz-temas-atuais-e-relevantes/672311

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)