Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    JBS constrói local para pausa térmica após determinação judicial

    A JBS, empresa detentora da marca Friboi, construiu um espaço apropriado para a recuperação térmica dos empregados. A criação do ambiente foi determinada pela Justiça, em ação ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Aproximadamente 1 mil trabalhadores, lotados na unidade de Pontes e Lacerda (MT), serão beneficiados com a medida.

    A empresa foi acionada após inspeção na unidade da cidade constatar que os funcionários tinham que caminhar cerca de 250 metros, expostos ao sol e às mudanças de tempo, para chegarem à área onde eram feitas às pausas de recuperação térmica.

    A Justiça foi tão razoável que a empresa obedeceu à determinação no prazo concedido (construção da área em 60 dias). É uma conquista a ser comemorada. O setor responde pelo maior número de acidentes e doenças do trabalho em Mato Grosso. Certamente, a medida contribuirá para amenizar as condições agressivas de trabalho dessa categoria", afirmou o procurador do Trabalho Leomar Daroncho, que esteve na planta da JBS para certificar-se da conclusão das obras.

    A decisão que obrigou o frigorífico a adequar-se à legislação foi dada pela Juíza Rafaela Pantarotto, da Vara do Trabalho de Pontes e Lacerda. A magistrada exigiu à empresa, além do espaço adequado, edificado na saída do local de trabalho; a aquisição de bancos com encosto; de umidificadores para manter a temperatura constante e aproximada dos 25º C; de bebedouros com água potável e fresca, além de aparelhos de TV e de relógios de fácil visualização para que os empregados controlem o tempo dos intervalos.

    Proteção à saúde As pausas são concedidas aos profissionais que trabalham em câmaras frias ou na movimentação de mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa. Os intervalos têm duração de 20 minutos e devem ocorrer a cada uma hora e 40 minutos de trabalho.

    As atividades desenvolvidas nos frigoríficos são conhecidas pelo acentuado desgaste em meio insalubre. Por esta razão, não só os intervalos, mas as condições em que são usufruídos constituem medidas decisivas para garantir a saúde do trabalhador e evitar acidentes de trabalho. Na ação civil pública, mencionamos que esse grupo de trabalhadores era submetido a um choque térmico semelhante ao da 'pasteurização', explica o procurador do Trabalho Leomar Daroncho.

    A rápida mudança de temperatura altera o metabolismo de uma forma muito brusca, provocando uma baixa na imunidade dos funcionários e levando-os a contraíram doenças com mais facilidade, sem contar o grande desconforto causado, explica a professora Maria Lúcia Rizzotto, doutora em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Oeste o Paraná (Unioeste).

    • Publicações30288
    • Seguidores632672
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jbs-constroi-local-para-pausa-termica-apos-determinacao-judicial/145271737

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)