Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    JEF/RO. Benefício assistencial. LOAS. Beneficiária. Recebimento de pensão por morte. Cumulação. Impossibilidade.

    Benefício de prestação continuada não pode ser acumulado com pensão previdenciária do INSS, conforme a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/1993). A tese da Advocacia-Geral da União (AGU) embasada em legislação específica, assegurou, na Justiça, a legalidade da manutenção do sistema previdenciário, além de evitar prejuízos aos cofres públicos. A discussão iniciou quando uma segurada solicitou o restabelecimento de benefício assistencial destinado à pessoa idosa, alegando que não podia exercer atividade para garantir o sustento. Mas, a Procuradoria Federal no Estado de Rondônia (PF/RO) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/INSS) explicaram que o benefício foi suspenso após o INSS detectar que a mulher já recebia indevidamente por oito anos a pensão por morte do marido, no mesmo valor. As unidades da AGU apontaram que a segurada estava violando a legislação que proíbe a acumulação dos benefícios e como eles possuíam o mesmo valor não existia motivo para optar por um deles. A 4ª Vara do Juizado Especial Federal concordou com a tese da Advocacia-Geral e afastou o restabelecimento de benefício de forma irregular. O pleito autoral não merece acolhimento por expressa vedação legal à cumulação pretendida, afirmou um trecho da decisão. (Ação Previdenciária 9567-89.2012.4.01.4100) Associe-se ao IBDP e tenha acesso a outras novidades.

    • Publicações2833
    • Seguidores433736
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jef-ro-beneficio-assistencial-loas-beneficiaria-recebimento-de-pensao-por-morte-cumulacao-impossibilidade/118689081

    Informações relacionadas

    Acúmulo de pensões por morte . Morte do genitor e cônjuge. Pessoa idosa. Possibilidade

    LTZ Capital
    Artigosano passado

    Cumulação de benefícios previdenciários: regras para concorrências

    Tribunal Regional Federal da 4ª Região
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL: AC XXXXX-63.2020.4.04.7000 PR

    Recurso - TJSP - Ação Pensão por Morte (Art. 74/9) - Procedimento Comum Cível

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)