Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

JF de Toledo manda universidade expedir diploma de Pedagogia sem comprovar conclusão de Ensino Médio

Instituição só exigiu documento após a conclusão do curso

Publicado por Sadi Nunes da Rosa
há 2 anos

A Justiça Federal de Toledo determinou à Reitoria de uma instituição ensino superior com sede em Curitiba a realizar a colação de grau e a expedição do diploma de conclusão do curso de licenciatura em pedagogia para uma moradora de Toledo, sem comprovação da conclusão do Ensino Médio.

A estudante concluiu o curso à distância iniciado em 2015 em julho de 2021 e a Uninter condicionou a colação grau e a expedição de diploma à comprovação da conclusão de ensino médio com histórico escolar e Certificado de conclusão com Portaria de Autorização, Credenciamento e Reconhecimento do Curso validado pela Secretaria de Estado da Educação.

A concluinte, no entanto, não podia comprovar a exigência pois a documentação entregue por ocasião matrícula não foi validada, pois se tratava do Ensino Médio a distância ministrado pelo Colégio Joan Miró, com sede na Niterói (RJ), que possuía em 2005 uma extensão em Toledo. O Conselho Estadual de Educação do Paraná, que havia inicialmente autorizado o curso, não referendou prorrogação obtida pela escola junto ao Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro em 2006 e determinou a “cessação das atividades desenvolvidas nas salas de educação a Distância mantidas pelo Colégio Joan Miró no Estado do Paraná” através de Parecer n.º 103/06-CEE/PR, de 07/04/06, o que invalidou todos os certificados de conclusão do curso.

No entanto, na época a estudante não tinha conhecimento de que o diploma não era válido e instituição de ensino aceitou esta documentação ainda que irregular, por ocasião da matrícula em 2015. E só alertando a estudante da irregularidade após a conclusão do curso, quatro anos depois.

Diante da negativa, a estudante impetrou mandado de segurança, na Justiça federal em Toledo, obtendo sentença favorável.O juízo federal, considerando precedentes, destacou, que a estudante foi admitida no curso de graduação ofertado pela instituição de ensino, o que indica que preencheu as condições necessárias para tanto à época da matrícula, incluída a comprovação da conclusão do ensino médio ou equivalente. “Visto que a Universidade admitiu o impetrante, que freqüentou e concluiu o curso escolhido, fazendo jus à coleção de grau, não se afigurando lícita a exigência imposta para a emissão do diploma correspondente. Condicionar a emissão do diploma à apresentação, neste momento, de publicação no Diário Oficial que ateste a conclusão do ensino médio vai de encontro ao postulado da razoabilidade e ao princípio da boa-fé”, conclui. Da sentença cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da Quarta Região.

  • Sobre o autorEspecialista em direito educacional, Administrativo e do servidor público
  • Publicações15
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações786
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jf-de-toledo-manda-universidade-expedir-diploma-de-pedagogia-sem-comprovar-conclusao-de-ensino-medio/1351290229

Informações relacionadas

Petição Inicial - Ação Colação de Grau

Petição - TRF03 - Ação Colação de Grau - Mandado de Segurança Cível

Recurso - TJSP - Ação Indenização por Dano Moral - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Colegio Joan Miró SOC, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Ietech Instituto de Educação e Tecnologia de São Carlos, Universidade de Franca - Unifran e Estado do Rio de Janeiro

Petição Inicial - TJSP - Ação de Obrigação de Fazer C.C. Pedido Liminar - Procedimento Comum Cível

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 16 anos

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Com Revisão: CR XXXXX SP

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)