Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    =JIUDICIÁRIO= Aprovada PEC que garante proventos integrais a servidor aposentado por invalidez

    A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 434/14, que garante vencimentos integrais aos servidores públicos que se aposentarem por invalidez. A proposta, de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) foi aprovada pela unanimidade dos 398 deputados presentes. A matéria seguirá agora à apreciação do Senado.

    Se a PEC for aprovada pelo Senado e promulgada, nos termos em que foi aprovada pela Câmara, a nova norma valerá para os servidores civis da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Desse modo, quem se aposentar por invalidez receberá proventos integrais, e não proporcionalmente ao tempo de contribuição.

    A Constituição prevê atualmente a aposentadoria por invalidez proporcional ao tempo de contribuição em todos os casos, exceto nos acidentes de serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável prevista em lei como hanseníase, paralisia irreversível ou mal de Parkinson. O texto aprovado evita a interpretação da possibilidade de pagamento retroativo.

    • Publicações7386
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jiudiciario-aprovada-pec-que-garante-proventos-integrais-a-servidor-aposentado-por-invalidez/158365650

    Informações relacionadas

    Everton Vilar, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Prazo para revisão de aposentadoria Servidor Público

    Alessandra Strazzi, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Revisão de Aposentadoria após dez anos é possível e eu posso provar!

    Lp Sistemas Ponto e Acesso, Administrador
    Notíciashá 5 anos

    Governo federal começa a implementar ponto eletrônico para servidores públicos

    Aline Simonelli Moreira, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O período que recebi auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez conta como tempo de contribuição e carência para o INSS?

    Bruna Almeida Cordeiro, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Professores da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Dispensa de controle de ponto.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)