Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    João Simões presente na posse de Graça Marinho no TRT

    há 14 anos

    Um compromisso oficial impediu que o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, João de Jesus Abdala Simões, presidisse até o final, a primeira sessão do Pleno de sua administração, que começou na terça-feira, 1º de julho. Para participar da posse da juíza da 17ª Vara do Trabalho de Manaus, Maria das Graças Alecrim Marinho, ao cargo de desembargadora federal do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Simões entregou a presidência ao vice, Domingos Chalub e se dirigiu para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde foi realizada a solenidade.

    Mas antes, o desembargador-presidente adiantou a pauta para julgar o processo administrativo sobre o pedido de impugnação feito pelos juízes Onilza Abreu Gerth, Jomar Ricardo Saunders Fernandes, Nélia Caminha Jorge e Joana dos Santos Meirelles – que concorrem à vaga de desembargador aberta com a morte da Euza Maria Naice, no dia 21 de abril de 2010 (confira matéria).

    João Simões chegou ao TCE por volta das 10h onde foi recebido pelo presidente daquele tribunal, Conselheiro Júlio Pinheiro, com quem conversou longamente. Ele também parabenizou, antes da sessão solene, a juíza Graça Marinho por sua ascensão à desembargatória.

    A cerimônia teve início às 10h50m com a formação da Mesa Diretora, que foi composta pela presidente do TRT, desembargadora Luíza Maria Falabella; Procurador Geral do Estado, Frânio Lima – que representou o governador do Estado –; João Simões, presidente do TJAM; Júlio Pinheiro, presidente do TCE; Otávio Gomes, Procurador Geral de Justiça; Fábio Mendonça, presidente da OAB, Seccional do Amazonas, além da bancada de desembargadores do Tribunal Pleno do Trabalho.

    Escolhida pelo Pleno Regional, o nome da juíza Graça Marinho foi encaminhado ao Ministério da Justiça para apreciação da Presidência da República. O presidente Luís Inácio Lula da Silva a nomeou pelo critério de antiguidade.

    A dra. Maria das Graças Alecrim Marinho é a oitava mulher a ser nomeada pela presidência da República para o cargo de desembargadora federal do TRT da 11ª Região. Natural de Humaitá (AM), é casada e tem dois filhos.

    Sua atuação começou no município de Coari, onde implantou a Vara do Trabalho da cidade durante os três anos e nove meses no exercício da atividade. Depois ela instalou a VT de Coari, sendo a primeira presidente da JCJ do município, o mesmo ocorrendo com a VT de Manacapuru. No total a juíza Maria das Graças Alecrim Marinho atuou como juíza do Trabalho de 1ª Instância por 23 anos.

    Sempre atuando na Justiça do Trabalho, Maria das Graças Alecrim Marinho possui vasta experiência com atuação em Varas do Trabalho do Interior (Coari, Manacapuru) e capital (10ª VTM, 17ª), em todos os casos na condição de presidente.

    Graça Marinho também foexerceu a função de tesoureira da Associação dos Magistrados Trabalhistas, no biênio 1988/1990; 1992/1994; 1994/1996 e 1998/2002. Ela também foi presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas no biênio 2002 a 2004.

    Próximo >

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/joao-simoes-presente-na-posse-de-graca-marinho-no-trt/2273055

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)