Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    José Ricardo pede da Mesa Diretora imediata instalação da CPI da Afeam

    Foi apresentada e protocolada nessa terça-feira (22) a proposta de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) para investigar denúncias de irregularidades em contratos de empresas com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O deputado José Ricardo Wendling (PT) é um dos coautores, juntamente os deputados Luiz Castro (Rede) e os peemedebistas Wanderley Dallas, Vicente Lopes e Alessandra Campêlo. Outros quatro também assinaram a proposta: Bosco Saraiva (PSDB), Sinésio Campos (PT), Platiny Soares (DEM) e Cabo Maciel (PR).

    Esta semana, a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), atendendo representação do Ministério Público de Contas (MPC), determinou o bloqueio de bens, no valor total de R$ 20 milhões, do atual diretor do órgão, Evandor Geber Filho, e de mais cinco funcionários da Agência, porque teriam investido esse mesmo valor na empresa Transexpert Transporte de Valores, do Rio de Janeiro, suspeita de lavar dinheiro desviado por grupos políticos.

    “A Afeam deveria ser um órgão para apoiar os setores produtivos, as micro e pequenas empresas, as ações da economia solidária. Mas parece que o apoio está sendo para grandes empresários. Para transportadora de valores de propinas, de dinheiro roubado, e do Rio de Janeiro. Por isso, tem que ter CPI. Temos que investigar melhor esses contratos. Será que essa empresa não já transportou dinheiro de propina daqui do Amazonas?”, questionou o parlamentar.

    De acordo com o Ministério Público de Contas, o fundo investido pelo grupo da Afeam possui elevado risco de investimento, com taxa de administração de 1,5%, considerada altíssima, em comparação com outros fundos de investimentos. E completa que a aplicação constitui medida temerária, em razão de uma série de pontos negativos, que denotam fortes indícios de má-aplicação de recursos públicos. Já a empresa Transexpert foi denunciada em rede nacional, envolvendo esquemas com o ex-governador do RJ, Sérgio Cabral, preso por decisão da Justiça Federal, e teve seu registro cancelado pela Polícia Federal.

    José Ricardo ainda cobrou que a Mesa Diretora da Casa agilize agora a tramitação da proposta de CPI para que seja logo instalada. “Porque, até hoje, somente seis deputados assinaram a proposta de CPI da saúde, que também pretende investigar denúncias de desvio de recursos em contratos de empresas terceirizadas com a Secretaria de Estado da Saúde. O que é lamentável. Porque o papel do deputado é ser voz em defesa da sociedade, e não de grupos políticos e empresariais, do prefeito ou do governador”.

    Texto: Assessoria do Deputado

    Cristiane Silveira — (92) 8816-1862 / 8209-7306

    cristianesilveira.jornalista@gmail.com

    Meg Rocha — (92) 3183-4388 / 9484 3264

    meglrocha@gmail.com

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jose-ricardo-pede-da-mesa-diretora-imediata-instalacao-da-cpi-da-afeam/407365864

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)