Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    JUCEMS Agilizará Consulta de Cadastro e Emissão de Documento

    Pelo sistema poderão ser emitidas em apenas cinco minutos, nos 18 escritórios regionais da Jucems, Certidões Simplificadas e de Inteiro Teor

    A agilidade dos serviços oferecidos através da internet e uma grande economia de papéis são as principais características do novo sistema de emissão de documentos e consulta da situação cadastral de empresas da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems).

    Agilizando o processo de consultas, impressão de contratos e arquivamento de forma segura das informações de cada empresa, o sistema chamado e-DOC Mercantil permite que órgãos e entidades tenham acesso a informações e cópias de documentos de empresas e seus sócios arquivados na Jucems e que já foram convertidos em arquivos digitais. “Todo este sistema vai gerar economia e esta celeridade do processo vai encurtar o caminho das consultas e emissão de documentos em pelo menos 30 dias”, explica o presidente da Jucems, Wagner Bertoli.

    Pelo sistema poderão ser emitidas em apenas cinco minutos, nos 18 escritórios regionais da Jucems, Certidões Simplificadas e de Inteiro Teor. Este processo, conforme o diretor da Junta, demorava cerca de quatro dias na Capital e um tempo ainda maior para os escritórios do interior, já que toda documentação era enviada para Campo Grande. O e-DOC Mercantil vai permitir também alterações cadastrais em tempo real. “O analista acessa o processo e já tem na tela todas as informações. Desta forma podemos evitar uma série de problemas e erros, além de evitar o extravio de documentos ou que algum documento seja arquivado erroneamente”, pontua Bertoli.

    Para digitalização de todos os processos do acervo documental da Junta Comercial, o governo do Estado investiu cerca de R$ 2 milhões. “Estamos à frente de muitos Estados com este processo que disponibiliza todas as imagens dos documentos dos processos de cada empresa. É uma mudança radical e a Junta Comercial vai passar por outro momento saindo do papel e entrando totalmente na era digital”, conta o presidente da Jucems, Wagner Bertoli.

    A digitalização permite que estes órgãos que trabalham em defesa da sociedade consultem a situação cadastral ou até mesmo façam alguma alteração no cadastro empresarial. Os documentos emitidos pelo sistema são certificados juridicamente e aceitos em todas as esferas dos Poderes Executivo e Judiciário.

    Treinamento

    Nesta terça e quarta-feira (30 e 31) a Junta Comercial convidou representantes de diversos órgãos públicos para um treinamento de apresentação sobre o funcionamento do sistema e-DOC Mercantil. Estiveram presentes representantes do Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Justiça Estadual, Justiça Federal, Polícias Civil e Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Advocacia-Geral da União, Procon, Defensoria Pública entre outros.

    A Jucems vai disponibilizar o sistema com acompanhamento, apoio e aprovação da Superintendência de Gestão da Informação (SGI), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Fazenda. Para ter acesso os órgãos e entidades interessados deverão assinar um convênio com o governo do Estado, o que deverá ocorrer no mês de novembro, segundo o diretor da Junta Comercial.

    O próximo passo, de acordo com Bertoli, é disponibilizar o sistema também para os profissionais que fazem a contabilidade das empresas do estado que poderão realizar consultas de seus escritórios.

    Fonte: MS Notícias

    • Publicações4050
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jucems-agilizara-consulta-de-cadastro-e-emissao-de-documento/100157350

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)