Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Judiciário comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com ações em praça pública e coleta de nove toneladas de papel para reciclagem

    há 13 anos

    O Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre neste domingo, 5, foi comemorado pelo Judiciário estadual com a abertura da III Semana do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Pará, que neste ano, tem como tema Preservando as florestas, preservamos a vida. A abertura foi feita na Praça Batista Campos, centro de Belém, pela presidente do TJPA, desembargadora Raimunda Gomes Noronha, e pela juíza Maria Vitória Torres do Carmo, presidente da Comissão do Programa Agenda Socioambiental do TJPA e titular da Vara de Juizados Especiais Criminal do Meio Ambiente de Belém. Participaram da programação cerca de 200 magistrados e servidores do Judiciário, bem como populares que visitavam a Praça Batista Campos. As magistradas comemoraram também a coleta de nove toneladas de papel, que serão encaminhadas para associações de catadores de papel.

    A Semana do Meio Ambiente é realizada pelo terceiro ano consecutivo, e reflete a preocupação do Judiciário com a questão ambiental. Conforme a presidente Raimunda Noronha, a sociedade vive o despertar de uma consciência de que devemos proteger o meio ambiente com a adoção de ações que busquem evitar a deterioração da natureza, preservando-a para as gerações futuras. Daí porque o TJPA, há três anos, vem se somando a essa corrente, com um programa socioambiental permanente e com pleno êxito.

    A magistrada ressaltou que o Judiciário já tomou uma série de providências e medidas inclusas na Agenda Socioambiental que vem rendendo bons frutos em favor do meio ambiente. Dentre elas está a publicação do Diário de Justiça, que deixou de circular na forma de papel e, há mais de um ano, passou a ser editado de forma eletrônica, disponibilizado diariamente no Portal do Judiciário. Com essa medida, milhares de árvores foram poupadas. Outras medidas adotadas pelo Judiciário foi a utilização de papel reciclado, bem como o avanço do Processo Judicial Digital, atualmente instalado em diversas unidades judiciárias, e que elimina o uso do papel, com a tramitação processual realizada de forma exclusivamente eletrônica. O Judiciário está fazendo a sua parte na busca de um mundo melhor e mais verde, ressaltou a presidente Raimunda Noronha.

    De acordo com a juíza Vitória do Carmo, a ação na Praça Batista Campos contou com a parceria de diversos órgãos como a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Emílio Goeldi, Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Economia, EMBRAPA e Sistema Faepa/Senar. Além de minioficinas e exposições de produtos feitos com material reciclado com participação dos personagens do grupo teatral do Projeto Curupira, o público teve à disposição orientação sobre poluição sonora, lixo e controle ambiental, campanha de Saúde Animal, orientação e educação ambiental no combate aos maus tratos animais, além de uma feira de produtos orgânicos e distribuição de mudas de espécies como Pau Brasil, Ipê, Açai e Ingá.

    Ao longo da semana a programação será desenvolvida nos fóruns Criminal e Civel de Belém, no edifício-sede do TJPA e nas Comarcas de Ananindeua e Marituba, onde serão implementadas a coleta seletiva e conscientização sobre o uso eficiente dos materiais de expediente. No encerramento da Semana, previsto para o próximo sábado, 11 de junho, magistrados e servidores do Judiciário estadual e do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Regiao, realizarão uma caminhada ecológica conjunta no Parque do Utinga, com trilha com rapel e plantio de mudas. A programação da Semana está disponível neste Portal do Tribunal de Justiça do Estado.

    Gincana Parceiros de Justiça e Solidariedade Na abertura da III Semana do Meio Ambiente do TJPA, a presidente Raimunda Noronha e a desembargadora Maria Rita Xavier, coordenadora da Gincana Parceiros de Justiça e Solidariedade, anunciaram a equipe vencedora da tarefa social de arrecadação de papel para reciclagem. Foram arrecadadas nove toneladas de papel, saindo vencedora a equipe vermelha, que coletou 4,7 toneladas do material, seguida da equipe Azul, que coletou 2,4 toneladas. Todo o material será doado para associações de catadores de papel.

    A equipe Vermelha corresponde ao edifício-sede do TJPA, e a Azul à Coordenadoria dos Juizados Especiais, a Escola Superior da Magistratura, a Ouvidoria Agrária, e a Casa de Justiça e Cidadania. As outras equipes inscritas são a Amarela (Fórum Criminal, Serviço Médico e Odontológico); Verde (Fórum Cível e Arquivo Público); e Laranja (Icoaraci, Mosqueiro, Benevides, Marituba e Justiça Militar).

    Através da Gincana, o Judiciário objetiva incentivar o espírito de cooperação e valorizar as ações sociais, correspondendo a mais um elo na forte corrente de integração, motivação e cooperação, tanto entre os colegas de trabalho como na atenção e ajuda ao próximo. Outras tarefas e cumprimento compreendem a arrecadação de doações de alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, toalhas, lençóis e fraldas. Todo o material arrecadado beneficiará diretamente vários projetos de entidades ligadas às mais diferentes causas sociais. (Texto: Marinalda Ribeiro)

    • Publicações3309
    • Seguidores126
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/judiciario-comemora-dia-mundial-do-meio-ambiente-com-acoes-em-praca-publica-e-coleta-de-nove-toneladas-de-papel-para-reciclagem/2721373

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)