Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Judiciário de MS terá Coordenadoria das Varas de Execução Penal

    Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal Pleno aprovaram um projeto de lei que cria a Coordenadoria das Varas de Execução Penal de MS (COVEP) e institui o sistema de regionalização das Varas de Execução Penal do Estado. O projeto segue agora para a Assembleia Legislativa.

    De acordo com a proposta, tal coordenadoria será vinculada à Corregedoria-Geral de Justiça já que sua finalidade será exercer o controle e fiscalização do sistema carcerário, sistematizar a regionalização das Varas de Execução Penal e amenizar o problema da superlotação carcerária.

    Competirá à COVEP o gerenciamento global das transferências temporárias ou definitivas de presos entre unidades penitenciárias, o que se dará por provocação da Agência Penitenciária (AGEPEN) ou provocação do juiz da comarca onde estiver o preso que deverá ser transferido.

    Importante ressaltar que a composição e as atribuições da COVEP, que observará a legislação aplicável ao sistema prisional, serão dispostas por ato do Órgão Especial. Além disso, a criação da COVEP atenderá a recomendação nº 20/2008, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os tribunais a promover a regionalização e a especialização das varas de competência de Execução Penal, levando-se em consideração a existência de unidade penitenciária, o número de processos, dentre outros critérios.

    Em razão da inexistência de unidade penitenciária em todas as comarcas do Estado, a medida possibilitará uma distribuição equânime dos presos nas unidades atualmente existentes, amenizando o problema da superlotação carcerária.

    Na prática, a criação da COVEP permitirá a utilização de mecanismos imprescindíveis ao efetivo controle da população carcerária e o monitoramento das vagas, cumprindo-se preceitos da legislação que regula a execução penal e a necessária fiscalização do sistema carcerário.

    “O que se pretende”, explica o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Cesar Castilho Marques, “é reverter o quadro de uma realidade precária que temos no sistema carcerário sul-mato-grossense. Será a união de esforços dos Poderes e das autoridades para amenizar os problemas do sistema carcerário”.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações150
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/judiciario-de-ms-tera-coordenadoria-das-varas-de-execucao-penal/3172339

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)