Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz anula condenação de R$ 380 milhões da Lava Jato por ordem de alegações finais

    Foi aberto novo prazo para alegações finais de réus colaboradores e, por último, não colaboradores.

    há 4 anos

    Com base em entendimento do STF sobre ordem de alegações finais, o juiz Federal Marcus Holz, da 3ª vara Federal de Curitiba/PR, anulou sentença condenatória de ação civil pública que envolvia o pagamento de indenização de mais de R$ 380 milhões.

    Em 10 de outubro de 2019, o mesmo juiz havia condenado a Mendes Júnior Trading e Engenharia e dois executivos da empresa ao pagamento da indenização milionária. Agora, com a anulação da sentença, o juiz determinou a renovação da fase de apresentação das alegações finais, intimando o MPF, a Petrobras e a União para apresentá-las no prazo de trinta dias.

    Ao final desse prazo, será aberto período para as alegações finais dos réus colaboradores, e ao final, o prazo para as alegações finais dos réus não colaboradores.

    t

    Delatados falam por último

    Na decisão, o juiz acolheu embargos de declaração propostos por um dos condenados e entendeu que os réus delatados possuem o direito de apresentar alegações finais após os réus delatores. De acordo com o juiz, o entendimento também se estenderia às ações de improbidade administrativa, por entender que estas são dotadas de viés acusatório, e por isso seriam semelhantes a ações penais.

    Crítica

    Segundo o procurador da República e coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol, "a decisão do Supremo que aplicou para o passado a nova regra de que delatados falam por último gerou enorme insegurança jurídica. Hoje, está sendo anulado esse caso, mas poderão ser muitos outros. Além disso, aumenta o risco de que surjam pedidos de aplicação em outras fases do processo, anulando outras decisões, atrasando ainda mais a resposta da Justiça.”

    • Processo: 5006695-57.2015.4.04.7000/PR

    Veja a decisão e a sentença anulada.

    FONTE: https://www.migalhas.com.br/quentes/319730/juiz-anula-condenacao-der380-milhoes-da-lava-jato-por-o...

    • Sobre o autor"Atuamos em todo Estado de Minas Gerais."
    • Publicações192
    • Seguidores493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-anula-condenacao-de-r-380-milhoes-da-lava-jato-por-ordem-de-alegacoes-finais/806147846

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)