Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz de PE reconhece direito a pensão de parceira homossexual

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 18 anos

    Homossexual tem direito a pensão previdenciária por morte de parceiro. O entendimento adotado pelo Superior Tribunal de Justiça foi aplicado agora pela Justiça de primeira instância de Pernambuco a favor da companheira de uma servidora do estado que morreu.

    A decisão, inédita no estado, é do juiz Luiz Fernando Lapenda Figueiroa, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Recife. Ele reconheceu o direito à pensão num caso de relação conjugal entre mulheres. O juiz determinou que a Funape — Fundação de Aposentadorias e Pensões do Estado de Pernambuco pague à companheira R$ 240 por mês, reconhecendo os 28 anos em que mantiveram relação estável.

    No entendimento do juiz, “devemos quebrar nossa carga de preconceito”. Lapenda esclareceu que a relação conjugal entre as duas mulheres ficou comprovada com os documentos juntados no processo. Ainda pesou na decisão do juiz o fato de a companheira estar desempregada. “A fome não pode esperar o fim da ação”, considerou.

    “A lei ...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-de-pe-reconhece-direito-a-pensao-de-parceira-homossexual/124059346

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)