Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz de Ribeirão Pires inova na conscientização de usuários de drogas

    há 15 anos

    Por iniciativa do juiz Glauco Costa Leite, da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Ribeirão Pires, toda primeira segunda-feira do mês usuários de drogas que sofreram ações penais na comarca de Ribeirão Pires têm a oportunidade de assistir a uma palestra que aborda o tema Drogadição. Na noite de ontem (1º/12), aproximadamente 60 pessoas compareceram ao evento, das quais 22 eram usuários de entorpecentes, compelidos pela Justiça a estarem presentes.

    As palestras acontecem desde agosto em um clube da cidade e têm o apoio da prefeitura da cidade e da OAB e Ministério Público locais. Os palestrantes da noite foram os psicólogos Mauro Mathias Junior – da Fundação Casa – e Fioravante Guariento. A palestra de ontem foi a primeira da segunda rodada de ciclos de quatro palestras que compõem o programa Justo – Justiça e União Social a Toxicômanos. O comparecimento às palestras (no mínimo a quatro) é a contrapartida do usuário de drogas à proposta feita pelo Ministério Público na audiência preliminar de seu processo, que consiste em extinguir o processo se houver o cumprimento da obrigação. É a chamada transação penal, prevista pela lei que instituiu os juizados especiais cíveis e criminais. Compete aos juizados especiais criminais julgar as infrações penais de menor potencial ofensivo.

    A idéia do juiz Glauco Leite teve início com um inconformismo: “Sempre me senti incomodado com a nova Lei de Tóxicos no que toca à ‘advertência’ que o juiz deve fazer aos usuários de entorpecentes. A efetividade é zero. Nós, sem conhecer nada da história das pessoas que ali estão, em segundos, temos que tentar conscientizá-las quanto aos malefícios dos entorpecentes.” O comparecimento às palestras é um substituto à advertência, uma das penas previstas ao usuário de entorpecentes pela nova Lei de Tóxicos . O uso de drogas é tratado pelo programa como um problema de múltiplas faces e não como um problema apenas legal.

    Quando a transação penal não for possível e houver condenação no processo, a pena aplicada também é o comparecimento às palestras. Havendo seguidas reincidências, o ‘autor do fato’ – como é chamado o infrator no âmbito dos juizados especiais – deverá comparecer a oito palestras. Se o usuário apresentar traços fortes de dependência química, ele é encaminhado a um grupo de recuperação de dependentes – o Gábata – que tem sede em Diadema (comarca vizinha). O grupo é bastante atuante no programa Justo. Ex-dependentes comparecem a uma das palestras do ciclo para relatar suas experiências e sua vitória perante o vício.

    Autores de outros tipos de delitos também são passíveis de receber a proposta de comparecimento às palestras por parte do Ministério Público. Os delitos são os que têm como causa o uso de drogas. Lesão corporal e crimes de trânsito sob o uso de entorpecente ou álcool são exemplos. O roubo para comprar entorpecente também.

    Após a submissão ao programa, os usuários o avaliam. A avaliação tem sido positiva. A palestra é aberta às famílias e ao público em geral. O juiz Glauco Leite enfatiza bastante o que considera o diferencial do programa, que é o seu caráter preventivo e conscientizador. O comparecimento é obrigatório, mas, segundo o magistrado, “não há aquele clima de punição”. A iniciativa está dando bons frutos. Na noite de ontem, o presidente do Ribeirão Pires Futebol Clube informou ao juiz que convidará os adolescentes que compõem as equipes esportivas do clube a assistirem às palestras.

    • Publicações15979
    • Seguidores3706
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações198
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-de-ribeirao-pires-inova-na-conscientizacao-de-usuarios-de-drogas/313893

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)