Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz Federal Carlos Roberto de Carvalho é o novo Diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais

    há 16 anos

    A Seção Judiciária de Minas Gerais reuniu magistrados, servidores e demais colaboradores da Casa nesta quarta-feira, 21 de maio, para o ato solene da transmissão das funções de Diretor e de Vice-Diretor do Foro, respectivamente, aos juízes federais Carlos Roberto de Carvalho, da 22ª Vara, e João Batista Ribeiro, da 5ª Vara.

    Tendo como anfitriões o presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, e o ex-diretor do Foro, juiz federal Eduardo José Corrêa, a cerimônia ocorreu no salão térreo do Edifício Euclydes Reis Aguiar - o novo espaço das varas cíveis da sede da seccional mineira, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. O evento foi prestigiado também pelo Desembargador Federal do TRF José Amilcar Machado, pelo prefeito de Buenópolis (cidade natal do novo Diretor do Foro), José Alves, e por representantes de instituições parceiras da Justiça Federal de Primeiro Grau em Minas Gerais, como o Ministério Público Federal, a Fazenda Nacional, o Exército, a OAB, o Sitraemg (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Minas Gerais) e a Caixa Econômica Federal.

    Compuseram a mesa de honra o desembargador-presidente do TRF-1ª Região, Jirair Aram Meguerian; o ex-diretor do Foro, juiz federal Eduardo José Corrêa; o novo diretor do Foro, juiz federal Carlos Roberto de Carvalho, e seu vice-diretor, juiz federal João Batista Ribeiro; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Paulo Roberto Sifuentes Costa; o comandante da 4ª Região Militar, General-de-Divisão José Mário Facioli; o procurador-chefe da Procuradoria da República em Minas Gerais, Tarcísio Humberto Parreiras Henriques Filho, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Márcio Aristeu Monteiro de Barros, e o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Luís Cláudio da Silva Chaves.

    O ex-diretor do Foro Eduardo José Corrêa, que encerrou seu trabalho na área administrativa da Seccional e agora retoma a plena atividade da 21ª Vara, agradeceu, em discurso de despedida, ao TRF-1ª Região, o "precioso apoio" concretizado pela implantação de "projetos essenciais à boa prestação jurisdicional" na Seção de Minas Gerais. Também manifestou sua gratidão aos magistrados e funcionários da instituição. "Deixo a Diretoria do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais com a consciência de haver cumprido o meu dever de administrador, procurando sempre seguir o objetivo certo e inafastável de qualquer ato administrativo, que é o interesse do cidadão" - disse o magistrado. Após despedir-se, o ex-dirigente foi homenageado pelo Sitraemg com uma placa.

    Discurso do novo Diretor do Foro enfatiza a dedicação ao trabalho na Justiça Federal

    O juiz federal Diretor do Foro Carlos Roberto de Carvalho marcou o início de sua gestão com um discurso norteado pela emoção, no qual valorizou o trabalho dos integrantes da Casa. Saudou os presentes na pessoa do desembargador-presidente do TRF-1ª Região, Jirair Aram Meguerian, que, segundo o diretor do Foro, não mediu esforços para participar da solenidade, apesar da apertada agenda. Personificou seu cumprimento a todos os trabalhadores da Justiça Federal de Minas Gerais em dois funcionários: Geraldo Evangelista, da área de serviços gerais, e o garagista José Rodrigues - considerados pelo novo dirigente como "símbolos de dedicação ao trabalho e simplicidade".

    "As balizas do egrégio Tribunal Regional Federal da Primeira Região, tendo como critério básico a antigüidade na Seção Judiciária de Minas Gerais, alcançam-me hoje, guindando-me à dignidade de poder participar da Direção do Foro - desta feita, como diretor" - afirmou o atual administrador do foro federal. Ressaltou a importância de haver participado, como vice-diretor, da gestão do juiz federal Eduardo José Corrêa, experiência que lhe permitiu obter o preparo necessário para coordenar as "inúmeras frentes de trabalho" na área administrativa da seccional mineira. Segundo o novo Diretor, por meio do exercício da função de vice-diretor, foi possível conhecer a equipe de suporte à Direção do Foro - cujos componentes ele considera "pessoas abnegadas, entusiasmadas com o trabalho da Justiça, que não medem esforços para que esse trabalho se aproxime da perfeição".

    "Temos todos, em comum, algo que fortalece o Judiciário: o amor a Casa, ao trabalho, à lei e ao justo". Com estas palavras, o juiz federal Diretor do Foro Carlos Roberto de Carvalho demonstrou o reconhecimento aos juízes e funcionários. Prometeu dar continuidade ao trabalho perpetrado pelos diretores que o antecederam na função, dizendo que estará sempre "atento e pronto" às determinações do Tribunal Regional Federal da Primeira Região. A este órgão, o Diretor do Foro agradeceu pela firmeza do apoio à Seccional e pela competência de suas equipes.

    Manifestação especial de gratidão foi dirigida pelo magistrado aos seus familiares e amigos. O Diretor do Foro encaminhou caloroso cumprimento ao corpo funcional da 22ª Vara Federal, ao dizer que estes "compõem, cada um, e todos, um dos pedaços do céu em que vivo na Justiça Federal, apesar das adversidades que permeiam as nossas atividades".

    Da equipe da 22ª Vara, o novo dirigente recebeu uma placa com a seguinte mensagem: "Os servidores, estagiários e funcionários da 22ª Vara prestam homenagem ao Excelentíssimo Juiz Federal Titular da 22ª Vara e Diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, Dr. Carlos Roberto de Carvalho, desejando-lhe que sua caminhada na Direção do Foro seja pautada pela mesma sabedoria e brilho com que sempre conduziu a 22ª Vara, e que, ao chegar ao fim dessa jornada, seus colaboradores tenham dentro de si a mesma imagem de pessoa íntegra, justa e humilde que sempre soube plantar no coração de todos nós".

    O Presidente do TRF da 1ª Região, Desembargador Federal Jirair Aram Meguerian, encerrou a cerimônia, com um discurso no qual parabenizou o juiz federal ex-Diretor do Foro, Eduardo José Corrêa, pela eficiência de sua administração, e ao mesmo tempo, felicitou o novo juiz federal Diretor do Foro e seu Vice. Lembrou a estes que, embora seja inegável a importância da sede, com suas 32 Varas (das quais cinco de juizados especiais, hoje abarrotadas com aproximadamente 146 mil processos), a Seccional extrapola os limites de Belo Horizonte, integrando todo o estado.

    "Temos 15 subseções judiciárias com 22 varas, de tal forma que o administrador da Seção Judiciária, na verdade, não é o administrador da justiça federal de Belo Horizonte, mas o administrador da justiça federal de todo o Estado de Minas Gerais. Daí a importância, para os órgãos do Tribunal, da função de Diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, que é a maior de toda a Primeira Região da Justiça Federal, em termos de número de juízes, instalações e processos. Tanto eu como o Conselho de Administração tivemos a confiança depositada nos dois, designando-os como diretor e vice, para que eles possam fazer uma gestão profícua e possam levar avante os trabalhos da Justiça Federal nesta Seção Judiciária tão imensa e tão importante; esperando que, obviamente, com o auxílio e a assistência do Tribunal, possam solucionar todos os problemas administrativos que afligem hoje a seção judiciária" - afirmou o Presidente Jirair Aram Meguerian.

    www.trf1.gov.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações837
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-federal-carlos-roberto-de-carvalho-e-o-novo-diretor-do-foro-da-secao-judiciaria-de-minas-gerais/15321

    Informações relacionadas

    Carlos Roberto de Carvalho toma posse como juiz efetivo da Corte Eleitoral

    Conselho da Justiça Federal
    Notíciashá 16 anos

    Eleitos os novos Diretor e Vice-Diretor do Foro da Se??o Judici?ria de Minas Gerais

    Juiz federal Carlos Roberto de Carvalho tomou posse como suplente na Corte Eleitoral mineira

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)